Malefícios do sol e principais fatores que prejudicam a saúde

0

Os malefícios do sol são diversos. Não podemos viver sem ele, mas devemos ter cuidado com isso. Se seus raios tiverem efeitos positivos em nosso corpo, também podem ser fatais.

Em suma, o sol nos faz tanto bem quanto mal. No entanto, os cientistas vêm tentando há décadas identificar seus efeitos negativos, para, portanto, neutralizá-los com sucesso crescente a cada dia.

malefícios do sol

Malefícios do sol

Os filtros fizeram um progresso incrível e protegem contra UVB, UVA curto e longo e alguns, até mesmo infravermelho. Mas ainda há uma pequena janela de pele que os filtros não protegem e por onde os raios UVA se infiltram. No entanto, deve ser lembrado que se os UVB “bronzeiam” e “queimam”, os UVAs são ainda mais nocivos.

Eles penetram profundamente na derme, danificam as células, danificam seus núcleos e reduzem nossa imunidade, atacando nossas defesas. Paralisá-los leva ao estresse oxidativo, gerando uma série de radicais livres. Porém, 95% dos raios ultravioleta que recebemos são UVA, dos quais 80% são UVA longos, todo o ano, mesmo sem sol.

Algumas marcas estão lançando óculos de sol com proteção quase total (“quase” porque é preciso deixar passar a vitamina D ) pela adição de moléculas (polifenóis, resveratrol, vitaminas C, A, E, etc.) que capturam os radicais livres no exato momento em que são liberados. forma, evitando assim que eles prejudiquem.

Raios essenciais para a vida

São essenciais para a saúde, mas se não tomarmos medidas de proteção drásticas, pode ser extremamente perigoso. O sol libera endorfinas, esses hormônios do bem-estar e, portanto, derivados de opiáceos. Permite, então, a produção de vitamina D pelo nosso organismo, além de pigmentação fotoprotetora.

Por outro lado, os raios ultravioleta danificam as células, portanto, danificando sua membrana, seu citoplasma (interno) e seu núcleo. Eles danificam o genoma (todo o nosso material genético) e evitam que certas proteínas responsáveis ​​pela supressão de células em mau estado façam seu trabalho.

Além disso, se forem muito violentos, degradam as vitaminas (A, B, C), causam reações de fotossensibilização e são obviamente responsáveis ​​pelo câncer de pele, o mais comum dos cânceres humanos.

As informações sobre os malefícios do sol foram úteis? Compartilhe conosco a sua opinião!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.