Mais de 90 mil servidores da União poderão se aposentar nos próximos 5 anos

0

A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia informou que, nos próximos cinco anos, 91.849 servidores do Executivo federal terão idade para se aposentar.  

A quantia corresponde a 16,2% da força de trabalho ativo, de um total de 564.848 funcionários. Só neste ano, 20.114 já poderão se afastar dos cargos. 

De acordo com o secretário de Gestão do ministério, Cristiano Heckert, além dos servidores que em breve completarão idade para se aposentar, o governo já conta com 67 mil pessoas que atingiram a meta etária, mas continuam desempenhando as funções. 

Os servidores públicos que fazem parte deste grupo, recebem um abono de permanência. Para o ministério, é mais vantajoso arcar com esse complemento, que custa mais de R$ 1 bilhão anualmente, do que ampliar gastos com aposentadorias e ter que fazer novas contratações para ocupar as vagas. 

O Ministério da Economia, restringiu até pelo menos o final do próximo ano, a realização de concursos públicos. Portanto, as seleções estão limitadas para o preenchimento de funções consideradas essenciais. 

Segundo o governo, não há motivos para sobrecarregar a máquina federal, pois, em média, o Tesouro custeia os funcionários públicos por 60 anos.  

Automatização das atividades

Heckert também ressaltou que o avanço da tecnologia está ajudando o governo a economizar. Do início de 2019 até agora, a digitalização dos serviços possibilitou que a sociedade poupasse R$ 1,8 bilhão. 

“Claro que vamos continuar precisando de pessoas, mas tudo o que for possível será automatizado. Dos 3.740 serviços prestados pelo governo, 2.231 já estão digitalizados”, declarou o secretário. 

Ele destaca que é importante analisar cada órgão de forma isolada. No Incra, por exemplo, dos 3.547 servidores em exercício, 1.094 estarão aptos a se aposentar nos próximos cinco anos. No Ministério da Cidadania, por sua vez, de 1.457 ativos, apenas 89 poderão se aposentar até 2025. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.