Mais de 400 presos fogem de prisão no Haiti e 25 pessoas morrem durante a ação

1

Mais de 400 presos fugiram e 25 pessoas morreram em uma fuga em massa de uma prisão de Porto Príncipe, capital do Haiti. De acordo com a imprensa internacional, é a maior fuga do país na última década e também a que mais ceifou vidas. Entre os mortos, alguns são cidadãos comuns que foram assassinados pelos prisioneiros durante a fuga, informou o governo do Haiti neste sábado (27).

prisão do Haiti

Ainda não há muitos detalhes sobre como a operação começou, mas alguns internos relataram ter visto homens armados atirando em guardas penitenciários. O diretor da prisão Croix-des-Bouquets foi morto na ação, que ocorreu na última quinta-feira (25).

Leia também: Rebeliões em presídios do Equador deixam ao menos 75 mortos

A evasão em massa, conforme as autoridades do Haiti, provavelmente foi organizada para libertar Arnel Joseph, o chefe de uma organização criminosa local. Ele foi preso em 2019 sob a acusação de estupro, sequestro e assassinato. Durante a fuga em massa, Joseph foi carregado em uma motocicleta e mais tarde morreu em um confronto com a polícia, a cerca de 120 quilômetros do presídio Croix-des-Bouquets.

Dos 400 detidos fugitivos, 60 foram encontrados e presos novamente. Antes da fuga, a prisão contava com 1.542, conforme o governo haitiano. Inaugurada em 2012, a prisão de segurança máxima de Croix-des-Bouquets, construída com financiamento do Canadá, tem capacidade máxima para 872 presidiários.

Fuga de presos no Haiti

O Haiti, que é o país mais pobre do Caribe, já registrou fugas em massa de prisões antes. Em 2019, todos os 78 presidiários da prisão de Aquin, no sul do país, escaparam enquanto a polícia era distraída por protestos antigovernamentais nas proximidades. Dois anos antes, mais de 170 presidiários escaparam de uma prisão em Arcahaie, ao norte de Porto Príncipe.

Leia mais: Presidente do Haiti alega tentativa de golpe em meio a disputa pelo mandato

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Leia também: Mais de 400 presos fogem de prisão no Haiti e 25 pessoas morrem durante a ação […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.