Mais de 300 alunas são sequestradas de escola na Nigéria

2

As autoridades da Nigéria tentam resgatar 317 meninas raptadas de um internato por homens armados no norte do país, na última sexta-feira (26). É o caso mais recente de uma série de sequestros em massa na Nigéria.

Um funcionário da escola, que fica na cidade de Jangebe, no noroeste da país, disse ao site nigeriano Punch que o ataque ocorreu por volta da 1h (horário local). Ele contou que um grupo de homens armados entrou fingindo ser das forças de segurança nigerianas e levaram as alunas.

De acordo com a mídia local, os homens armados também atacaram um acampamento militar próximo e um posto de controle com a intenção de evitar que os soldados interferissem na ação que durou várias horas na escola. Contudo, ainda não há informações sobre feridos ou vítimas no ataque.

Vários grupos de homens armados operam na região e são conhecidos por sequestrar em troca de dinheiro e para pressionar pela libertação de aliados na prisão.

O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, disse na sexta-feira que o objetivo principal do governo é fazer com que todos os reféns da escola sejam devolvidos em segurança, vivos e ilesos. “Bandidos, sequestradores e terroristas não tenham ilusões de que são mais poderosos do que o governo”, acrescentou.

Sequestro de meninas na Nigéria

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, condenou os sequestros e pediu a “libertação imediata e incondicional” das meninas e o retorno seguro às famílias. Ele chamou os ataques a escolas como uma grave violação dos direitos humanos e das crianças.

A Nigéria registrou diversos ataques e sequestros ao longo dos anos. Sem dúvidas, o que mais chamou atenção da mídia internacional foi o caso de abril de 2014, de autoria do grupo terrorista jihadista Boko Haram. Ao todo, eles sequestraram 276 meninas de uma escola de Chibok, no nordeste do país. Mais de cem meninas ainda estão desaparecidas.

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] Todavia, nos últimos meses, esses criminosos intensificaram os sequestros em escolas. Na última sexta-feira (26), assim como publicou o Brasil123, 317 alunas de uma escola do ensino médio do estado de Zamfara foram sequestradas em seus dormitóri…. […]

  2. […] Nigéria estão mais aliviadas nesta terça-feira (2). O grupo de homens armados liberou todas as estudantes que foram levadas de um internato em Jangebe, no noroeste do país. Foi o terceiro ataque a uma escola da Nigéria em menos de três […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.