Maioria dos republicanos acredita que eleição dos EUA foi fraudada

Mesmo sem ter nenhuma prova ou evidência, maioria dos republicanos embarcou na retórica de fraude do presidente Donald Trump

0

A maioria dos republicanos acredita que aconteceu uma grande fraude nas eleições dos Estados Unidos. Não é uma maioria absoluta, mas ainda assim é uma maioria. De acordo com a pesquisa, 55% do eleitorado vermelho acredita que Biden só venceu por causa “das fraudes”.

A Reuters é responsável pela pesquisa em questão e teve o apoio do Instituto Ipsos nesta divulgação. No geral, a grande maioria da população acredita que Biden venceu a disputa. Estamos falando de 73%.

Mas mesmo dentro deste grupo, existe uma quantidade de pessoas que acredita que a eleição não foi tão limpa assim. Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 55% do eleitorado, incluindo aí democratas e republicanos, acreditam que a eleição foi totalmente limpa.

Vale lembrar que o Instituto Ipsos fez essa mesma pesquisa depois das eleições presidenciais de 2016. Na ocasião, 62% do eleitorado afirmou que as eleições foram totalmente limpas. Dessa forma, estamos falando de uma queda de sete pontos na confiança no sistema eleitoral dos Estados Unidos.

Entre os republicanos, a desconfiança é notadamente maior. Entre os vermelhos, 68% afirmam que estão preocupados com a possibilidade de fraude nas eleições de 2020. Isso acontece porque Donald Trump segue apostando nessa retórica de fraude mesmo semanas após a derrota.

Republicanos

Na prática, esses números não servem para mudar nenhum resultado. A tendência natural é que o democrata Joe Biden assuma a presidência depois de uma larga vitória tanto no voto popular, como no colégio eleitoral. Mas os números podem representar outras coisas.

É que provavelmente Biden não vai ter vida fácil no seu governo. Por mais que seu discurso afirme que ele vai governar para todo mundo, muito dificilmente uma parcela importante do país vai sequer aceitá-lo como presidente legítimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.