Problemas nos dentes, garganta e até gastrointestinais podem resultar em uma condição extremamente incômoda, o mau hálito.
Além disso, a falta de higienização adequada pode ocasionar este inconveniente que atinge mais de 40% da população mundial, segunda a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Este mau cheiro que varia de intensidade nada mais é do que o acúmulo de bactérias na boca, que muitas vezes podem ser eliminadas com auxílio da alimentação.
Veja agora alguns alimentos que auxiliam a eliminar o mau hálito, além de garantir nutrientes essenciais para a saúde bucal.
Rica em fibras, a maça ajuda a se livrar do mau hálito fazendo uma rápida limpeza dental a cada mordida.
O fruto também estimula a produção de saliva e neutraliza seu PH prevenindo assim, o surgimento de doenças gengivais e até cáries.
Considerada um alimento adstringente, a maça e sua abrasividade garantem a remoção do biofilme acumulado nos dentes.
O pepino é bem conhecido pela sua função Bactericida. Colocar uma rodela de pepino no céu da boca por alguns segundos pode ajudar a eliminar as bactérias que causam o odor da região.
Além disso, o pepino contém muita água, o que ajuda a estimular a salivação e neutralizar o PH da boca.
Considerado um alimento detergente, o pepino possui uma porosidade estratégica e fibras insolúveis que eliminam os resíduos de alimentos que acabam ficando entre os dentes.
Outro alimento que pode ser usado a favor do hálito é a cenoura. Isso porque a textura mais firme do vegetal faz uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação de limpeza do fio dental, quando consumida crua.
A cenoura também estimula as gengivas e provoca muita saliva que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca.
A Laranja já é conhecida por ser fonte de vitamina C, pois saiba que esta vitamina favorece diretamente a saúde da gengiva, já que aumenta a porosidade da barreira gengival.
O ácido cítrico presente na fruta também estimula as glândulas salivares a produzir mais, o que ajuda a deixar o hálito fresco e impede a formação de saburra, camada branca que fica na parte de cima da língua.
Também ricas em fibras, as folhas verdes escuras auxiliam na limpeza bucal, através do processo de mastigação.
Dentre elas, a couve, espinafre e almeirão ainda possuem ácido oxálico, substância que auxilia na absorção do cálcio, um nutriente importante para o fortalecimento dos dentes.
Além desses alimentos, alguns chás como o de hortelã, gengibre e canela também ajudam a reduzir o mau hálito, já que estimulam a digestão evitando assim, o mau hálito causado por problemas gastrointestinais.
Eles também possuem ação antioxidante, adstringente e termogênica.
Outros hábitos que auxiliam no combate ao mau hálito são: evitar jejuns prolongados e hidratar-se adequadamente. Também é importante realizar periodicamente uma avaliação odontológica.
Leia também: Chiclete X Saúde Bucal: Consumo adequado pode ajudar a estimular a produção de saliva
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…