Lula pede direitos políticos de volta: “Se eu vou ser candidato ou não depende de muita coisa”

O ex-presidente foi às redes sociais para pedir seus direitos políticos novamente.

5

O ex-presidente Lula fez hoje (01) uso de seu perfil oficial na rede social Twitter para pedir que devolvam seus direitos políticos. Lula é réu em mais de oito processos, estando condenando em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4° Região(TRF-4).

No tweeet Lula escreveu: “Todo mundo sabia que eu tinha condições de ser eleito no 1° turno de 2018. E por isso se preocupam com 2022”. E prosseguiu: “Eu quero meus direitos políticos. Se eu vou ser candidato ou não depende de muita coisa. Depende do PT, dos aliados, da saúde, de Deus… Só quero meus direitos políticos”.

Além do caso do sítio de Atibaia (em São Paulo), em que foi condenado em segunda instância (que aumentou a pena para 17 anos, 1 mês e 10 dias), Lula é réu em outras ações, que tramitam em Brasília, Curitiba e São Paulo.

A inelegibilidade

O ex-presidente ficou inelegível ao ser enquadrado na lei da Ficha Limpa, que prevê que ficam inelegíveis os políticos condenados em decisão transitada em julgado ou por órgão colegiado: “desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena”.

Em 2018, Lula candidatou-se à Presidência da República, mas teve seu registro negado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A defesa do petista formulou um pedido, que foi negado pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na época, o decano afastou o principal fundamento do pedido: a incorporação do Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos ao ordenamento jurídico brasileiro.

Repercussão

Até o momento, a publicação do ex-presidente despertou pouco mais de sete mil curtidas, como também próximo de trezentos e quarenta comentários.

Ao mesmo tempo em que seus apoiadores dividiam-se em incentivá-lo e recomendar que não continuasse com a ideia, uma quantidade elevada de opositores marcaram presença para reprovar a tentativa de Lula em retornar para a atividade política.

Leia mais: Governo divulga crescimento na geração de empregos em dois meses consecutivos

5 Comentários
  1. Abrão Zatyrko Diz

    Você está inelegível

  2. Meire Diz

    Tantos políticos aí, ficha podre… Tem uns que matam seus maridos e andam de tornozeleira eletrônica, já o Lula…. Força, Lula. O país era feliz e não sabia.

  3. […] Leia também: Lula pede direitos políticos de volta: “Se eu vou ser candidato ou não depende de muita coisa” […]

  4. Dorivaldo Diz

    É incrível como este senhor ainda pensa em ter direitos políticos, já não basta a roubalheira que aprontaram no país. Vai viver a sua vida com o que já levou do povo brasileiro e do Brasil.

  5. Maurício Moreira Diz

    Lula tou com vc é não abro mão volta Lula

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.