Logins de acesso do Facebook estavam sendo roubados por softwares maliciosos

Informação veio da empresa Evina

0

Muita gente, ao usar algum aplicativo, depara-se com uma janela “convidando” a colocar os dados de acesso do Facebook por diversos motivos. Algumas vezes, trata-se apenas de facilitar a conectividade com amigos que também usam aquele aplicativo, mas, em outros casos, a intenção do desenvolvedor é simplesmente a de roubar dados.

É isso que estava acontecendo com 25 aplicativos maliciosos cadastrados na Google Play Store: enquanto o internauta estava navegando por eles, aparecia uma tela de login pedindo que ele inserisse os seus dados de acesso ao Facebook. No momento em que o usuário fazia isso, o desenvolvedor passava a ter disponíveis todos os dados dessa pessoa.

De acordo com a empresa Evina, que está situada na França e atua na proteção digital, o servidor que todos esses aplicativos usavam era o mesmo e ele já não está mais ativo. No entanto, agora cabe saber porque tantos aplicativos maliciosos estavam usando o mesmo servidor a fim de roubar dados de login à rede social.

Todos os aplicativos em questão já não estão mais disponíveis na Google Play Store e alguns deles são:

 

– Padenatef;

– Video Maker;

– Powerful Flashlight;

– Solitaire Game;

– Junk File Cleaning;

– Composite Z;

– Plus Weather;

– Super Wallpapers Flashlight;

– Contour Level Wallpaper;

– Accurate Scaning of QR Code;

– Synthetic Z;

– Screenshot Capture;

– Anime Live Wallpaper

 

Quem já baixou esses aplicativos antes de eles serem retirados da Google Play Store deve exclui-los do celular imediatamente e mudar os dados de login do Facebook.

Aplicativos maliciosos estão aprimorando seus meios de ingressar na Google Play Store

Ultimamente, têm aparecido várias notícias sobre aplicativos maliciosos que estão na Google Play Store e que, depois de denúncias de empresas especializadas em segurança, são retirados.

Por isso, entende-se que esses aplicativos estão criando novas técnicas para burlar a avaliação feita pela loja do Google e ser disponibilizados aos internautas. Isso porque, antes de qualquer app ser liberado para download na loja do Android, ele sofre análise criteriosa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.