Líder dos governadores diz que proposta ‘anti-máscaras’ de Bolsonaro é como jogar querosene em incêndio

0

Presidente do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT-PI), afirmou que a proposta do presidente Bolsonaro em desobrigar o uso das máscaras é como jogar querosene em um incêndio. 

Jair argumentou ontem (10) que aqueles que foram vacinados não precisam mais usar as máscaras e que estava conversando com Queiroga sobre esse assunto. 

Entretanto, o presidente não levou em consideração que mesmo que a população seja vacinada, ela pode continuar transmitindo um vírus e até mesmo desencadear em uma mudança mais drástica nas estruturas da Covid-19, o que pode tornar a vacina insuficiente com o surgimento das cepas. 

Nesta semana, ocorreram investigações importantes da CPI da Covid-19, na terça-feira (08), foi interrogado o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e na quarta-feira (09), foi o ex-secretário do Ministério da Saúde, Elcio Franco. 

“Estamos mantendo a posição de seguir a ciência e o uso da máscara mesmo para quem já tomou a segunda dose da vacina. Lembre-se que temos uma medida para sua proteção e das outras pessoas”, afirma Dias.

Copa América, Bolsonaro e a terceira onda

Os esportes fazem parte do marco em nosso país e geralmente, são um dos assuntos mais abordados no Google Trends. Entretanto, cientistas argumentam que o realizar no Brasil sem sequer sair da segunda onda pode ser muito perigoso. Na noite de ontem (10), o país ultrapassou a faixa de 480 mil mortes e 17 milhões de casos. 

Dias, líder dos governadores, argumenta ainda que cerca de 75% da população sequer foi vacinada. 

Marcelo Queiroga havia afirmado, em seu primeiro depoimento da CPI, que iria vacinar mais de um milhão de pessoas por dia. Contudo, esse valor ainda não foi alcançado e os senadores argumentam que o ministro inflou também esses números, assim como fez em relação à compra de vacinas e de kits de intubação. 

Quando o ministro foi questionado nesta semana sobre a Copa América no Brasil, ele disse que não existem comprovações científicas de que os esportes com estádios abertos possam causar o aumento dos casos. No entanto, a Covid-19 já foi comprovada que pode ser transmitida por aproximação e pode permanecer horas em algumas superfícies, independente do local. 

 

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.