Liberado, Bolsonaro irá para reunião da ONU em Nova Iorque, sem vacina

Jair Bolsonaro (sem partido) embarca neste domingo para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Mesmo sem ter tomado a vacina contra a Covid-19, o presidente da república foi liberado e participará da Assembleia-Geral das Organizações da Nações Unidas (ONU), na semana que vem.

De acordo com as informações, apesar da liberação para entrar na sede das Nações Unidas, Bolsonaro pode ter dificuldade para frequentar outros locais da cidade por não ter recebido sua vacina contra a Covid-19.

Segundo a ONU, o auditório na cidade americana receberá mais de 100 líderes mundiais, em um encontro que terá Bolsonaro como o primeiro a discursar, visto que, por tradição, é o Brasil o país que abre os trabalhos.

Conforme divulgou a organização, os líderes não precisam comprovar que receberam a imunização contra a Covid-19. Apesar disso, a entidade adotou um sistema de honra, no qual todos os participantes se comprometem a seguir todos os protocolos para evitar a transmissão do vírus.

Bolsonaro foi liberado e participará da Assembleia-Geral das Organizações da Nações Unidas, na semana que vem, em Nova Iorque, nos EUA. (Foto: reprodução)

Cidade queria líderes vacinados

Durante a semana, discutiu-se se Bolsonaro iria mesmo poder viajar. Isso porque a prefeitura de Nova Iorque enviou uma carta para o presidente da Assembleia-Geral pedindo a vacinação dos participantes.

Abdulla Shahid, chefe da assembleia, apoiou a ideia, e afirmou que iria submeter o pedido ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que acabou respondendo que não era possível barrar os chefes de Estado que não estejam vacinados.

Bolsonaro não se vacinou

A informação de que o presidente do Brasil não se vacinou já saiu várias vezes da boca do próprio chefe do Executivo. Mesmo assim, ele poderá discursar na ONU. Todavia, a livre locomoção não será regra, visto que, fora do evento, ele não poderá frequentar locais como os restaurantes de Nova Iorque, que só permitem a entrada de vacinados.

Ciente de que receberiam líderes mundiais não imunizados, a embaixada dos Estados Unidos na ONU pediu para que os chefes de Estado sejam responsáveis e se certifiquem de que as ações deles não prejudiquem a saúde e segurança da população de Nova Iorque e dos participantes da Assembleia.

Leia também: Mais de 75% das capitais ignoram orientação do Ministério da Saúde e continuam vacinando adolescentes sem comorbidades

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

51 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago