Alguns estados brasileiros e o Distrito Federal revogaram a obrigatoriedade do uso de máscaras devido ao avanço da vacinação e a redução de casos da Covid-19.
Segundo o portal do Governo do Brasil, a melhora no cenário epidemiológico da doença no país e no mundo fez com que as medidas de prevenção e controle fossem atualizadas.
A Portaria Interministerial MTP/MS nº 17, de 22 de março de 2022, estipula a não obrigatoriedade do uso de máscara e de seu fornecimento nos ambientes laborais nas cidades e estados onde o seu uso já não era mais obrigatório. Com isso, as empresas têm segurança jurídica para poder dispensar a obrigatoriedade a seus funcionários.
No item 8.2.4 do anexo da Portaria nº 17, diz o seguinte:
“Ficam dispensados o uso e o fornecimento das máscaras cirúrgicas ou de tecido de que tratam os itens 4.2.1, 7.1 e 8.2 desta Portaria nas unidades laborativas em que, por decisão do ente federativo em que estiverem situadas, não for obrigatório o uso das mesmas em ambientes fechados”.
Segundo a Portaria, os trabalhadores do grupo de risco que não adotaram o teletrabalho ou o trabalho remoto a critério do empregador, devem ser fornecidas máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2 – N95 – ou equivalentes para usarem no ambiente laboral.
Considera-se grupo de risco as condições clínicas:
Mesmo com a desobrigatoriedade do uso de máscaras no ambiente de trabalho, a Portaria mantém em vigor os cuidados com a higienização, a fim de evitar a propagação de infecções virais e não virais. Os cuidados a serem mantidos são:
Dentre outras medidas de segurança contra a Covid-19, a Portaria estabelece que os trabalhadores em casos suspeitos ou confirmados da doença, devem ser afastados de suas atividades presenciais por 10 dias.
Veja também: Simples Nacional: Veja o prazo para a adesão do parcelamento
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…