Leite de semente de girassol: benefícios e como fazer

0

O leite de semente de girassol é uma entre as várias opções vegetais para substituir o leite de origem animal. Ele não é tão popular quanto o leite de soja, de aveia ou de castanhas, mas é tão saudável quanto! Abaixo veja alguns benefícios e aprenda como fazer!

De um modo geral, os leites vegetais não possuem colesterol e gorduras saturadas. Além disso, todos são livres de lactose, o que é ótimo para quem possui intolerância a ela. Alguns, como o de arroz e o de aveia não contém glúten também. Por fim, ao consumir as opções vegetais os animais não sofrerão qualquer tipo de mal e você ainda vai ajudar o meio ambiente.

Leite de semente de girassol

O leite de semente de girassol possui todos os benefícios citados acima e ainda é boa fonte de proteínas, sendo que 100 gramas da semente possuem 21 gramas de proteínas. Outro benefício bacana é o fato de ser rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo da glicose no sangue.

Além de trazer benefícios à saúde, ele também ajuda na economia doméstica, visto que seu custo não é alto. Dependendo da região, o custo do litro do leite de semente de girassol sai por apenas R$2. Sendo que ele é mais barato do que o leite de vaca e alguns leites vegetais, como os de amêndoas, nozes e castanhas.

Para fazer o leite de semente de girassol é preciso separar

  • 1 xícara de chá de sementes de girassol (aproximadamente 110 gramas)
  • 5 xícaras de chá de água filtrada, ou seja, 1.200 ml
  • Açúcar e extrato de baunilha são opcionais
  • Sal

A primeira coisa a se fazer é lavar bem as sementes de girassol. Após, coloque-as em uma vasilha com água e deixe de molho por 8 horas. Depois, escorra a água, lave novamente e coloque no liquidificador com a água filtrada. Bata até as sementes ficarem trituradas. Adicione uma pitada de sal e, se quiser, o açúcar e extrato de baunilha. Coe usando uma peneira ou pano de prato e pronto!

Curta a página do Brasil 123 no Facebook para ver mais receitas e dicas de saúde e bem-estar!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.