LCI e LCA: Conheça os investimentos isentos de IR

0

Quem está iniciando no mundo dos investimentos já deve ter ouvido falar de LCI e LCA. São dois dos títulos mais procurados no mercado financeiro, já que eles oferecem rendimentos de forma segura por pertencer a renda fixa, e estão isentos do Imposto de Renda. Para saber mais continue lendo.

O LCI e LCA são títulos emitidos para investimentos nos setores imobiliários e agronegócio. Por exemplo, o LCI (Letra de Crédito Imobiliário), são títulos emitidos de bancos, que servem para captar fundos dos investidores para investir em financiamentos imobiliários, ou seja, ao comprar títulos LCI você empresta dinheiro para o banco que usa esse dinheiro para financiar imóveis e te paga juros de volta. Enquanto que o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos de crédito igual o primeiro, nas nesse caso com destino a dedicar os investimentos em agronegócio.

Vale a pena investir em LCI e LCA?

Assim como todos os títulos da renda fixa, o LCI e LCA são dois títulos que se destacam entre todos os outros e devem fazer parte da carteira de investimentos de todo investidor. As aplicações em renda fixa são as mais seguras e rendem menos, porém oferecem menos risco. As taxas de juros desse tipo de investimento variam de acordo com cada título, mas é possível encontrar títulos bem vantajosos e montar uma carteira diversificada.

Na grande maioria dos casos os investimentos em títulos LCI e LCA são parecidos, mas variam de acordo com cada empreendimento. Um ponto importante a saber sobre esse tipo de investimento é que eles podem ser prefixados ou pós fixados, que varia de acordo com o CDI do momento.

Impostos

Quem investe em LCI ou LCA sendo pessoa física, não precisa fazer o pagamento de IR sobre os rendimentos da aplicação. Isso significa que todo o lucro de rendimento que o seu investimento tiver você não paga imposto de renda sobre ele. Mas essa isenção não aumenta o rendimento dos títulos. Além disso, é válido ressaltar que as aplicações desse tipo possuem prazo de validade para serem resgatados, onde só se tira o rendimento total da aplicação depois do vencimento. Verifique possíveis prazos de carência do título antes de fazer o investimento e descubra se é possível resgatar o dinheiro antes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.