Layout responsivo: o que é e quais as características?

0

O layout responsivo é uma das principais tendências do web marketing. Afinal, ele representa a capacidade de uma página se adequar aos diferentes formatos de tela, garantindo uma experiência muito melhor para os usuários. O que, como você já deve saber, é de extrema importância.

Um dos principais critérios de SEO (Search Engine Optimization) é justamente essa navegabilidade Todo o conjunto de técnicas foi desenvolvido para mostrar ao Google que o seu site é relevante. Logo, contar com um site fácil de usar, que oferece uma boa experiência visual e é amigável é imprescindível.

Foi com isso que surgiu esse tipo de layout. Vamos entender melhor?

O que é layout responsivo?

Um layout é chamado de responsivo quando ele consegue se adaptar ao tamanho da tela. Porém, é importante não confundir o conceito com o layout mobile. Esse último é caracterizado pela hospedagem em um subdomínio de uma versão do site totalmente adaptada para os smartphones e tablets.

Enquanto isso, o layout responsivo consiste em uma mesma página, mas adaptada para os mais diversos tamanhos de tela. Com isso, funcionalidades como barras de compartilhamentos de redes sociais, menus laterais e superiores, botões de contato e outros são dispostos de acordo com a sua relevância.

Ou seja, se o tamanho da tela é grande, o site pode acomodar todos esses widgets. Porém, se você acessa a página por uma tela menor, os botões de contato e o menu superior podem ser priorizados para que os usuários encontrem tudo o que precisam.

Logo, o layout responsivo evita o carregamento desnecessários de elementos triviais. Portanto, você garante um site mais rápido e eficiente para os usuários.

Conseguiu entender por que essa é uma grande tendência do marketing digital? Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário abaixo. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.