Atualmente, possuímos dois tipos de sites para celulares e dispositivos móveis: o site responsivo e o site mobile.
O que é um site Mobile?
O site Mobile, como o nome já diz, é um site projetado para dispositivos móveis – smartphones ou tablets – ou seja, são desenvolvidos para proporcionar, ao usuário final, uma experiência de uso mais adequado ao dispositivo utilizado.
Os elementos são organizados de uma forma que permitem uma navegação mais fluída, seja pela sua disposição, seja pelo ajuste no tamanho, pois ele se adapta a todos os dispositivos móveis independentemente do tamanho da tela.
Site responsivo
Já o site responsivo se apresenta de acordo com o dispositivo na qual está sendo acessado, seja mobile, tablete ou desktop. Os recursos do site são proporcionalmente redimensionados para serem apresentados de forma amigável no dispositivo acessado. Em outras palavras, você não verá o mesmo layout do desktop no mobile e vice-versa.
Geralmente os elementos de um site responsivo são resumidos quando acessados no dispositivo móvel, devido ao tamanho da tela, ausência de recursos como mouse, desempenho e experiência do usuário. Deu para entender?
Por que meu site deve ser responsivo?
Com o avanço da tecnologia, as empresas de marketing precisaram se adaptar às mudanças e, ao que vemos, a atual cobrança da sociedade por informação é o que vem motivando o aumento dos investimentos na área.
Por isso, um site responsivo é sinônimo de uma melhor apresentação para o cliente, e ter uma melhor apresentação do site automaticamente aumenta as chances do cliente querer fazer negócio com a sua empresa.
Vantagens
Os sites adaptados para dispositivos móveis tem prioridade nas buscas do Google, principal mecanismo de busca na Internet.
Segundo uma matéria divulgada recentemente pelo site “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, o consumidor desiste do acesso de um site via mobile em menos de um minuto (e automaticamente da compra) caso ele não seja adaptado para dispositivos móveis. Então você está esperando o quê?