Lançamento de imóveis dispara 61,7% no primeiro semestre

Os lançamentos de imóveis no primeiro semestre dispararam na comparação com o mesmo período de 2020. A saber, o crescimento chegou a 61,7% com o lançamento de 61.199 imóveis no período. Os dados compõem o indicador Abrainc-Fipe, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Da mesma forma, também houve crescimento no número de unidades vendidas no primeiro semestre. Com um aumento de 25,9%, a associação contabilizou 74.438 imóveis vendidos no período. A propósito, a Abrainc divulgou os dados nesta segunda-feira (27) com base em dados de 18 empresas associadas.

Esses resultados receberam forte impulso no segundo trimestre. Em resumo, houve o lançamento de 34.815 unidades entre abril e junho deste ano, o que corresponde a um salto de 84,8% em um ano. Por sua vez, a Abrainc revelou que 39.615 imóveis foram vendidos no segundo trimestre, crescimento de 30,1% em relação ao mesmo período de 2020.

Esses fortes avanços anuais aconteceram devido à fraca base comparativa. A pandemia da Covid-19, decretada em março do ano passado, afetou fortemente diversas atividades econômicas no mundo inteiro. E o setor imobiliário também sofreu fortes impactos com a crise sanitária.

Além disso, no acumulado de 12 meses, encerrados em junho, a Abrainc mostrou que houve o lançamento de 144.420 imóveis novos, alta de 35,7% no comparativo anual. Da mesma forma, as vendas também dispararam em um ano (32,1%), totalizando 153.853 unidades.

Ritmo de lançamentos deve continuar forte no ano

Os dados ainda mostraram um avanço expressivo de 978,5% no número de lançamentos de imóveis de médio e alto padrão no segundo trimestre. Já os lançamentos no segmento de Casa Verde Amarela responderam por 75,7% dos lançamentos totais nos últimos 12 meses, encerrados em junho, e a 82,7% das unidades vendidas no período.

Em suma, os resultados obtidos são os melhores já registrados pela Abrainc para um primeiro semestre, tanto em relação aos lançamentos quanto às vendas. A saber, o indicador Abrainc-Fipe teve início em 2014.

De acordo com o presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, o ritmo de lançamentos deve continuar forte em 2021. Segundo ele, os resultados expressivos registrados no primeiro semestre reforçam o bom momento que o setor imobiliário vem passando.

“A incorporação imobiliária vem demonstrando bom desempenho contínuo, o que destaca a atratividade cada vez maior de empreendimentos tanto por parte compradores como de investidores, (…), assim como as boas condições de crédito imobiliário do período, com taxas de financiamento baixas e crescimento recorde nos financiamentos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)”, afirmou.

Leia Mais: Dívida pública atinge R$ 5,48 trilhões em agosto, diz Tesouro Nacional

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

53 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago