Kamala Harris se torna a primeira negra na vice-presidência dos EUA

Kamala Harris é portanto a primeira mulher negra a ocupar essa posição na história dos Estados Unidos. Ela também será a presidente do Senado

2

A democrata Kamala Harris se tornou nesta quarta-feira (20), a primeira mulher negra a ocupar a posição de vice-presidente dos Estados Unidos. Sua posse aconteceu ao lado da posse do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Kamala Harris tem 64 anos de idade e participou das primárias presidenciais em 2019. Seja como for, ela não foi muito longe. Meses antes das eleições presidenciais de 2020, Joe Biden a escolheu como sua parceira de chapa.

A escolha aconteceu justamente em um momento de fervor social. Foi na época do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). Na ocasião, o país estava registrando uma série de protestos pela morte de George Floyd.

Kamala teve uma carreira política meteórica. Isso porque ela assume a vice-presidência logo depois de cumprir apenas um mandato no Senado Federal. Toda a sua curta carreira política aconteceu no estado da Califórnia.

Kamala Harris

Com essa posse, Kamala Harris se torna também a presidente do Senado dos Estados Unidos. Isso porque por lá os cargos são iguais. Dessa forma, ela vai acumular os dois cargos de uma vez. Assim como o vice-presidente Mike Pence fazia até agora.

Com isso, ela vai ser peça chave nas votações do Senado dos Estados Unidos. É que de acordo com a projeção atual, democratas e republicanos possuem 50 senadores cada. Ela terá portanto o poder de definir as votações.

Os democratas consideram que isso vai ser importante para a discussão de questões polêmicas. Com isso, Biden terá a maioria não só no Senado como na Câmara Federal também. Kamala Harris fez o seu juramente sobre uma bíblia.

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] já ouviu falar em Ella Emhoff? Ela é a enteada de Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos da América. O que você talvez não sabia é que ela é […]

  2. […] sobre importantes temas da política internacional. Na primeira conversa entre os dois desde a posse do novo governo americano em janeiro, eles decidiram estabelecer uma relação estreita acerca da Covid-19, mudança climática e […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.