Jornalista é condenado a quatro anos de prisão por cobrir pandemia da Covid-19 na china
Os jornalistas e diplomatas estrangeiros que compareceram ao tribunal foram impedidos de entrar na sala de audiências
Condenada por cobrir a pandemia da Covid-19. Parece até uma “fake news”, mas o fato é real e foi confirmado nesta segunda-feira (28). Uma jornalista que cobriu o fato em Wuhan, cidade localizada na China, foi condenada a quatro anos de prisão por divulgar, nas redes sociais, a situação dos hospitais na cidade.
Leia também: Papai Noel visita lar de idosos, espalha Covid-19 e provoca 18 mortes
Vale a pena lembrar que Wuhan foi epicentro da pandemia da Covid-19 na China e é considerada por muitos especialistas como a cidade em que o vírus surgiu. Segundo informações da agência “France Presse”, a jornalista Zhang Zhan, de 37 anos, “parecia muito abatida quando a sentença foi anunciada”.

Durante o julgamento, os jornalistas e diplomatas estrangeiros que compareceram ao tribunal de Xangai, China, em que a jornalista foi julgada, não puderam entrar na sala de audiências. ALém disso, de acordo com a agência francesa, alguns simpatizantes de Zhan foram afastados pelas forças de segurança.
Acusações à jornalista
Zhang foi presa em maio deste ano por, segundo o governo chinês, “provocar distúrbios”, divulgando informações falsas pela internet. A jornalista chegou até a realizar uma greve de fome em junho para protestar, mas foi alimentada à força por uma sonda.
Nos textos que divulgava na internet, Zhang denunciava o confinamento imposto em Wuhan e mencionou uma “grave violação dos direitos humanos”. O processo de Zhang aconteceu um pouco antes da chegada de uma missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) a China, em janeiro, para investigar as origens da epidemia.
A condenação da jornalista logo nos últimos dias do ano não é por acaso. O governo chinês frequentemente condena os opositores durante as festas deste período porque a atenção do resto do mundo para a China diminuí.