Jiló faz bem para a saúde
O jiló é um fruto e não um legume, ao contrário do que muita gente pensa. Muitas pessoas quando ouvem falar em jiló lembram imediatamente de seu gosto amargo e dizem logo que não gostam do alimento, mesmo os que nunca o consumiram. No entanto, de acordo com especialistas em nutrição seu sabor amargo é compensado pelos vários benefícios que ele traz para o organismo humano.
Muitos não sabem, mas o jiló apresenta as maiores quantidades em sua composição de: vitamina A, cálcio, fósforo, vitamina C e complexo B. Além disso, possui também fibras e antioxidantes em sua composição. Somando-se a isso, apresenta baixa quantidade de carboidratos.
Ou seja, o jiló é muito cultivado no Brasil, além de ser uma ótima fonte de vitamina. Suas propriedades podem ser muito benéficas para a saúde, por isso, vale a pena contar com ele no dia a dia.
Jiló é bom para…
Prevenir envelhecimento, combater radicais livres, pode ajudar no combate a anemia, no controle da pressão arterial e diabetes.
Ele também:
- ajuda na perda de peso
- contribui com a saúde bucal
- ajuda o sistema digestivo
- previne doenças cardiovasculares
- é considerado um poderoso aliado no tratamento de distúrbios hepáticos e dispepsia biliar;
- possui elementos bioquímicos que são conhecidos como flavonóides. Essas são substâncias antioxidantes, cuja função é a proteção arterial no combate ao aumento de colesterol;
- Veja mais benefícios aqui.
Dicas de consumo
Se possível, escolha os mais verdinhos, lisos e firmes. Você pode deixar de molho em água fria picado, antes de fazer o preparo, pois pode ajudar a diminuir o amargor do jiló. Assim como as formas de preparo: assada, grelhada, frita também tendem a diminuir o amargor.
Uma dica é fazer chips de jiló na air fryer. Vale experimentar até pra quem não gosta muito dele.