Japão decide jogar água contaminada de Fukushima no Oceano, diz imprensa

De acordo com informações da imprensa local, o Japão vai jogar a água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico. Governo ainda não confirma

0

O Japão vai jogar a água contaminada com radiação de Fukushima no Oceano Pacifico. Pelo menos essa é a informação dos jornais japoneses nesta sexta-feira (16). De acordo com a imprensa a polêmica decisão já é uma realidade.

O Governo do país, por outro lado, ainda não afirma que tomou uma decisão. Mas autoridades dizem que o país fará um anúncio da decisão ainda no final deste mês. Ou seja, é muito provável que o país derrame mesmo a água no Oceano Pacífico.

Essa é uma decisão que tira o sono dos pescadores. A Indústria Pesqueira do Japão enviou uma nota afirmando que isso pode comprometer a indústria marítima do Japão. Isso porque, ainda segundo a organização, outros países deixariam de comprar esses produtos do mar do Japão.

Por outro lado a maioria dos cientistas afirmam que jogar a água no Oceano seria a única solução aceitável. Isso porque, ainda segundo eles, os danos seriam mínimos. Essa água da contaminação não tem mais quase nenhum isótopo da radiação.

O Governo do Japão afirmou em nota que está ouvindo as opiniões de vários cientistas, pescadores e entidades internacionais sobre o caso. Disse ainda que a decisão que tomar vai obedecer preceitos técnicos e científicos.

Fukushima

O Japão ainda colhe os frutos do acidente nuclear com a usina de Fukushima em 2011. Na ocasião, um terremoto e um tsunami atingiram a usina. Dessa forma, o acidente aconteceu. A região deverá ficar anos em isolamento por causa da radiação.

Desde esta época, o país vem recolhendo a água da região e armazenando em grandes depósitos. Esses depósitos impedem a evaporação da mesma. Mesmo porque se ela evaporar a radiação pode cair sobre as pessoas em forma de chuva.

Só que o espaço para o armazenamento desta água está acabando. De acordo com as projeções, em 2022 já não haverá mais esse espaço. Assim, a água precisa sair para algum lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.