Jal Vieira lança coleção inspirada em Wakanda

0

A estilista Jal Vieira lançou uma coleção inspirada nas mulheres de Wakanda, o país fictício do filme Pantera Negra. Chamada de Realeza, a nova coleção é um marco de representatividade e diversidade não apenas no mundo do entretenimento, mas também no mundo da moda.

Além disso, trata-se da primeira investida da Marvel Studios no segmento, fazendo parte do projeto Marvel Diversidade. Para a estilista, o país fictício, embora não exista no mundo real, mostra a possibilidade de um futuro preto, contando histórias e trajetórias que se aproximam da população.

Da mesma forma, a coleção tem um significado emocional para Jal Vieira. Afinal, enquanto crescia, ela tinha dificuldades de se enxergar nas figuras e personalidades da indústria, sendo majoritariamente brancas.

Saiba mais sobre a coleção de Jal Vieira

A coleção é o pontapé de um macro-projeto da Marvel pautado na diversidade. A estilista recebeu muita liberdade criativa para atuar na criação da coleção, desde o momento de sua concepção até o resultado final.

As peças traçam paralelos entre as mulheres de Wakanda e a mulher negra brasileira. Com isso, as roupas ganham contornos de movimento e dança, ao mesmo tempo em que representam armaduras para as mulheres.

As nervuras formam camadas que representam a ancestralidade das mulheres negras. Segundo Jal Vieira, “ainda que grandes, as roupas são estruturadas e tecem movimentos orgânicos no equilíbrio entre a resilência cobrada e a humanidade e afeto”.

A coleção será vendida com exclusividade na Farfetch. Além da coleção Realeza, a estilista também desenvolveu uma série de estampas exclusivas para uma coleção de camisetas da ONG Orientavida, um projeto social que capacita mulheres.

E aí, o que você achou da nova coleção de Jal Vieira? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!

Leia mais: Balenciaga retorna à alta-costura depois de 52 anos

Angela Missoni deixa a direção criativa da maison

Fatextil produz primeira peça de moda com carbono negativo

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.