A consulta ao local de votação para as Eleições 2022 pode ser realizada facilmente por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo.
Ainda mais, vale destacar que o título de eleitor não é obrigatório no dia da votação. No entanto, é usado, principalmente, para consultar a zona e a seção eleitoral.
Porém, se o eleitor não encontrar o documento, existem outras alternativas para resolver essa situação.
A saber, o segundo turno das Eleições 2022 acontece no dia 30 de outubro em todo o território nacional e em 181 localidades no exterior.
Assim, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar vão retornar às urnas eletrônicas para escolher, entre os candidatos Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quem deverá ser o presidente da República pelos próximos quatro anos.
No entanto, em 12 unidades da Federação, o eleitorado votará em dois cargos. Primeiro, a pessoa deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador. Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente da República.
Em primeiro lugar, saiba que para votar, é preciso apenas de um documento oficial com foto. Além disso, as informações sobre o local de votação estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no aplicativo e-Título no celular.
Inclusive, a consulta está atualizada com os novos locais de votação temporários de eleitoras e eleitores que pediram a transferência dentro do prazo, o chamado voto em trânsito.
Para quem não acompanhou, entre julho e agosto deste ano, a Justiça Eleitoral abriu a possibilidade para o cadastro do voto em trânsito. Assim, o cidadão que sabe que estará fora de sua cidade no dia da eleição, pode pedir para votar em outra capital ou cidade com mais de 100 mil eleitores.
Vamos lá! Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta clicar no menu “Eleitor e eleições” na barra superior da página, e depois acessar Eleições 2022. Em seguida, selecione a opção “Consulta ao local de votação”.
Depois, basta pesquisar pelo nome, número do título de eleitor ou CPF. Informe ainda a sua data de nascimento e o nome completo da mãe. Então, é só acionar o botão “Consultar”.
Desse modo, a página irá exibir os dados completos do seu local de votação, com a seção, zona eleitoral e endereço.
Confira também: CAIXA TEM: Pediu o consignado Auxílio Brasil e ainda está “em processamento”?
Por fim, cabe orientar que o aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, informa o local de votação logo no início do menu, abaixo do nome do eleitor, na opção “Onde votar”.
Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.
Quer saber como ter acesso ao app? Ele está disponível gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Parceria do TSE com o serviço de mensagens, o assistente virtual está disponível desde 2020 e oferece, entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votação.
E funciona de forma simples: basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp.
No menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”.
A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.
Veja ainda: PIS do ano-base 2020 foi pago para 25 milhões de trabalhadores; veja até quando receber
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…