IRPF 2021: Saiba quando receberá a restituição; confira as datas

Confira as orientações sobre a restituição do imposto de renda

0

No dia 31 de maio foi liberado o pagamento do primeiro lote das restituições do Imposto de Renda 2021, que foi honrado através de depósito na conta bancária indicada na declaração. Ao todo serão 5 lotes para contemplar todos aqueles que devem receber valores de restituição, conheça as datas.

Calendário das restituições

Caso não tenha sido contemplado neste primeiro lote, acompanhe as datas dos próximos:

Lote

Data

31 de maio

30 de junho

30 de julho

31 de agosto

30 de setembro

Existe prioridade nos pagamentos?

A restituição obedece a uma fila de entrega, ou seja, aquele contribuinte que envia a declaração antes, recebe a restituição primeiro. Apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm a preferência no pagamento, os demais seguem pela cronologia da entrega da declaração.

Como consultar?

Para verificar se a sua restituição foi liberada, deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda”, depois em “Como obter a restituição”, e por fim, selecionar a opção “Consultar restituição de imposto de renda”.

Ao realizar estes passos, você chegará à página de consulta, onde deve informar o seu CPF, data de nascimento, e realizar a verificação. Ainda é possível verificar se existe alguma pendência que não permita o pagamento da restituição, ou se o contribuinte caiu na malha fina.

Uma outra alternativa para realizar as consultas, é através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que está disponível para Android e iOS.

Teve problemas na entrega da sua declaração?

Se você entregou a declaração incompleta, ou identificou algum erro de preenchimento, você deve realizar uma declaração retificadora. Você pode providenciar a sua declaração retificadora diretamente através do sistema de atendimento digital da Receita Federal, o e-CAC. Para isso, você precisa de código de acesso e senha. Caso ainda não os tenha, siga as instruções no próprio site.

Acesse o menu “Meu Imposto de Renda”, depois “Extrato de Processamento” e selecione o ano da declaração. Em seguida, clique em “Declaração on-line”. Selecione a opção “Retificar Declaração” e responda “Sim” à pergunta “Deseja realmente retificar a declaração entregue anteriormente?”. Faça as alterações necessárias e clique em “Finalizar Declaração”.

Veja ainda: Auxílio Emergencial: Liberação de novo saque; veja se tem direito a até R$ 375

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.