IPCA-15 começa 2021 em alta!

1

As dúvidas com relação a uma eventual alta da taxa Selic parecem cada vez menores. Com a alta de 0,78% do IPCA-15 em janeiro, o indicador vem registrando 4,30% nos últimos 12 meses. IPCA-15 começa 2021 em alta!

A inflação e seus investimentos

A inflação é uma métrica importante quando o assunto é investimentos. Se a sua carteira não consegue render mais do que a variação da inflação no mesmo período, então algo está errado.

Investir em ativos que geram rentabilidade maior do que a inflação é primordial para conseguir criar uma poupança de longo prazo ou até uma eventual previdência.

Se nos últimos 12 meses, nós temos um IPCA-15 acumulando alta de 4,30%, os seus investimentos precisam render mais do que os 4,30%.

Opções de investimentos que rendem mais do que o IPCA

Dentro da bolsa de valores e no mercado como um todo nós temos várias opções de investimentos que podem render mais do que o IPCA.

Vamos começar pela renda fixa. Além das letras do Tesouro Direto nós temos os CDB, LCI e LCA.

O negócio é ficar atento ao tipo de rendimento que você vai conseguir com tais investimentos. Os prefixados no momento não são tão interessantes.

Devido a possibilidade de alta da Selic, prefixar o seu rendimento pode não ser uma boa. Por outro lado, os papéis que entregam IPCA mais uma taxa prefixada são a melhor opção.

Como o título já vai entregar a variação do IPCA mais uma taxa de juro, a rentabilidade acima do IPCA você vai conquistar.

A ideia aqui é focar em título de curto prazo e permanecer com o papel até o vencimento (evitando o risco de vender o papel com prejuízo, devido à volatilidade do mercado).

Com relação aos investimentos em bolsa de valores, tanto os ETF quanto os FII são boas alternativas.

Os FII, principalmente aqueles que são fundos de fundos, conseguem entregar bons rendimentos mensais.

Já os ETF, como BOVA11, conseguem performar acima da inflação no longo prazo. SMAL11 e IVVB11 são outros ETF interessantes. 

Leia Também:

1 comentário
  1. […] IPCA de janeiro saiu e ele é de 0,25%. A expectativa do mercado era para um IPCA mais alto, na casa dos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.