INSS tem mais de 530 mil pedidos do BPC em análise

De acordo com dados oficiais, o INSS está analisando neste momento 534 mil pedidos de entrada no BPC

0

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) está analisando neste momento mais de 530 mil pedidos de entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC). É aquele benefício que vai para pessoas mais idosas e deficientes físicos.

De acordo com as informações do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), são 534.846 pedidos. Os dados em questão são portanto de dezembro. Seja como for, especialistas dizem que esses números não mudaram muito de lá para cá.

Além disso, vale lembrar que esses pedidos representam o maior grupo de espera do INSS neste momento. De acordo com o IBDP, o segundo grupo é o das pessoas que aguardam análise de incapacidade.

Nesse grupo da incapacidade entram portanto os pedidos de auxílio doença e aposentadoria por invalidez. São 277 mil pedidos em análise neste ponto. Isso quer dizer que todas essas pessoas estão esperando por uma resposta.

Ao todo, o INSS tem 1.273.912 pedidos em espera. Isso considerando apenas os pedidos que estão na primeira análise. Outros 486.456 pedidos estão na espera pela apresentação de documentos adicionais. Em todos os casos, há portanto uma espera.

BPC no INSS

Falando exclusivamente do BPC, dos 534 mil pedidos em análise do programa, 442 mil são para deficientes, ou seja, a grande maioria. Outros 89 mil são pedidos para pessoas mais idosas. Tudo isso ainda de acordo com os dados da IBDP.

Não dá para saber através desses e de outros dados se há uma tendência de crescimento no número de pessoas que estão pedindo para entrar nesse BPC. Seja como for, é provável que sim. É que com o fim do auxílio emergencial mais pessoas estão procurando por outros benefícios do estado neste momento.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.