INSS: Saiba como DRIBLAR a demora no pedido do seu benefício!

Atenção! Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que já estão com perícias médicas agendadas podem solicitar o benefício por incapacidade (antigo auxílio-doença) por meio de análise documental, o Atestmed.

Dessa forma, pode ter o benefício concedido mais rápido.

Ainda mais, cabe ressaltar que a data de entrada do requerimento inicial será mantida e a data previamente agendada para a perícia será mantida em caso de não conformação e indicação de perícia presencial.

Além disso, não há limitação territorial ou prazo mínimo de espera por agendamento de perícia, ou seja, qualquer segurado pode pedir.

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Documentação do INSS pelo Atestmed

A saber, os benefícios por incapacidade temporária concedidos pelo INSS por meio do Atestmed, mesmo que de forma não consecutiva, não poderão ter duração superior a 180 dias.

A saber, a documentação médica deve ter sido emitida há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER), ser legível e sem rasuras, contendo obrigatoriamente:

  • Nome completo do requerente;
  • Data de início do repouso e prazo estimado necessário, mesmo que por tempo indeterminado;
  • Assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina – CRM, Conselho Regional de Odontologia – CRO ou Registro do Ministério da Saúde – RMS), que poderão ser eletrônicos ou digitais, desde que respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente; e
  • Informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças – CID.

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Como eu consigo enviar?

Acompanhe o passo a passo:

  • Acesse o portal ‘Meu INSS’ e faça o seu login com o gov.br;
  • Em seguida, clique em “Pedir benefício por Incapacidade” – se você já tiver requerimentos, eles aparecerão na tela;
  • Clique em “Novo requerimento”;
  • Agora vá em “Benefício por incapacidade (auxílio-doença)” e clique em “Ciente”;
  • Leia as informações sobre o Atestmed e avance;
  • Preencha o formulário apresentado com os seus dados pessoais;
  • Lembre-se de clicar em “Sim”, para acompanhar o andamento do seu processo pelo aplicativo ou e-mail;
  • Informe se o motivo do seu afastamento é por acidente de trabalho;
  • Preencha os demais campos conforme o seu atestado médico;
  • Informe a categoria do trabalhador – Se for empregado, será necessário colocar a data do último dia de trabalho e o CNPJ da empresa;
  • Anexe a sua documentação médica – Inclua o máximo de evidências que puder, com os exames, laudos e atestados;
  • Clique em “Avançar”;
  • Informe o seu CEP e finalize o requerimento.

Se preferir, pode acompanhar este vídeo com as mesmas orientações.

Fonte: Ministério da Previdência Social

Veja ainda: CONFIRMADO! INSS realiza pagamentos antecipados! Saiba quem já recebe

Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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