Vamos de passo a passo neste artigo! Imagine a situação de um segurado que deu entrada em requerimento pelo aplicativo ou site ‘Meu INSS’ e recebe uma notificação informando que o pedido “caiu em cumprimento de exigência”.
E agora? O que fazer? Antes de tudo, saiba que tem como resolver!
Então, siga a leitura e confira as orientações para contornar a situação.
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Em primeiro lugar, vale mencionar o porquê isso acontece. A saber, o cumprimento de exigência ocorre quando, durante a análise do requerimento de um benefício, são identificadas pendências documentais que precisam ser sanadas.
Em outras palavras, nada mais é do que um pedido de complementação de documentos ou informações.
Essas exigências são detalhadas pelo servidor do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e comunicadas ao segurado por notificação no aplicativo, pelo e-mail ou mensagem de texto (SMS).
Vamos lá! É possível resolver essas pendências de duas maneiras:
O primeiro passo é acessar o ‘Meu INSS’ pelo site ou pelo aplicativo para celular. Então, o segurado pode verificar quais são as exigências pendentes, anexar a documentação necessária de forma digitalizada e acompanhar o andamento do processo em tempo real.
Caso o segurado tenha dificuldade no acesso ao ‘Meu INSS’ ou prefira o atendimento presencial, é possível agendar o atendimento pelo telefone 135.
Nesse caso, será preciso comparecer à agência do INSS no dia e horário marcados, com os documentos originais solicitados.
Desse modo, a documentação será digitalizada e anexada ao respectivo processo para a continuidade do atendimento.
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Muito bem! O prazo para o cumprimento dessas exigências é de 30 dias, contados a partir da data da ciência pelo interessado. No entanto, este prazo poderá ser prorrogado desde que haja solicitação formal e justificada do interessado.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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