A partir deste mês de outubro, servidores públicos federais aposentados do INSS que ainda não realizaram a prova de vida em seu mês de aniversário e tenham deixado passar 90 dias deste prazo, terão o pagamento de sua aposentadoria suspenso.
Nesse sentido, a informação foi divulgada através do edital DIAT-RPPU/INSS Nº7, publicado através do Diário Oficial da União nesta última quinta-feira (13). Na publicação, consta a relação com os nomes de mais de 300 servidores públicos federais aposentados, bem como pensionistas que possuem o benefício gerenciado pelo INSS.
De acordo com a atual regra em vigor para os servidores públicos aposentados pelo regime próprio, aqueles que recebem aposentadoria ou então pensão, devem realizar a prova de vida no mês de seu aniversário de forma anual. Caso a prova de vida não seja realizada em até 90 dias junto ao INSS, o pagamento do benefício é suspenso de forma automática.
A formalização da suspensão é realizada através de um edital publicado com os nomes dos servidores que de fato terão o pagamento suspenso. Sendo assim, para reativar o pagamento, é necessário que o aposentado realize a prova de vida em um dos canais disponíveis, que pode ser uma agência do banco de recebimento do benefício, em uma unidade do INSS ou através do aplicativo gov.br.
A necessidade de prova de vida informada acima é válida somente para servidores públicos federais aposentados. Para os segurados que se encontram no regime geral do INSS, a obrigatoriedade de prova de vida se encontra suspensa desde fevereiro e continuará suspensa até 31 de dezembro deste ano.
Nesse sentido, a partir de janeiro de 2023, será de responsabilidade do INSS definir a forma de verificação de vida dos segurados. Segundo informações, esta verificação será feita através de uma consulta a informações disponíveis em diversas bases de dados do governo, tais como: SUS, Detran, TSE, Receita Federal e o próprio INSS.
Abaixo, segue uma lista de formas de prova de vida que são consideradas válidas:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…