Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que observarem em seu extrato de pagamento o desconto não autorizado para entidades de classe, podem pedir a exclusão do pagamento.
Cabe orientar que no extrato de pagamento mensal do benefício, ao lado da rubrica de desconto de mensalidade, tem o número do telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da entidade para o registro de reclamação e solicitação de estorno das contribuições realizadas de forma indevida.
Além disso, outra alternativa é requerer o serviço “excluir mensalidade associativa” (confira abaixo) pelo aplicativo ou site ‘Meu INSS’ ou pela Central 135.
Ainda mais, é possível também registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, também na Central 135 ou pelo ‘Meu INSS’.
Feriado chegando! Veja como fica o atendimento do INSS
A saber, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do INSS com entidades de classe, previsto no artigo 115 da Lei 8.213 e artigo 154 do Decreto 3.048, estabelece que o desconto de mensalidade seja realizado somente mediante expressa autorização do beneficiário.
Assim, tanto nas situações que envolvem os descontos de crédito consignado, como em relação às mensalidades associativas, caso o(a) titular do benefício não tenha autorizado o desconto, cabe exclusivamente à entidade envolvida a eventual responsabilização administrativa, cível e penal pelos órgãos de controle externo competentes ligados a defesa dos direitos do consumidor.
Em resumo, o INSS é responsável apenas pelo credenciamento das instituições; pela retenção dos valores autorizados pelos aposentados/pensionistas e, por fim, pelo repasse dos valores retidos às instituições acordantes.
Importante: as reclamações e denúncias sobre empréstimo consignado, assim como o pedido de exclusão de empréstimo, devem ser feitas direto no Portal do Consumidor.
Os descontos dos valores referentes ao pagamento de mensalidades associativas nos benefícios de aposentadoria e pensão por morte do INSS são autorizados, desde que:
A revalidação da autorização de desconto de mensalidade associativa, assim como a solicitação de cancelamento da autorização poderá ser feita diretamente na associação, confederação ou entidade de aposentados e/ou pensionista, com a utilização de:
Leia também: Veja requisitos para receber R$ 1.320 do BPC mensalmente
Confira o passo a passo:
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Confira ainda: Está doente e não consegue trabalhar? Veja como dar entrada no AFASTAMENTO pelo INSS
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…