Informe de Rendimentos INSS está DISPONÍVEL: Veja como acessar / Imagem: Divulgação
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos às mudanças nos depósitos que estão por vir. Agora em 2024, um reajuste no teto salarial vai passar a ser adotado.
Siga a leitura para ter mais detalhes.
No fim de janeiro, os aposentados e pensionistas do INSS terão os seus pagamentos reajustados.
No entanto, é preciso salientar que não haverá um aumento real nos pagamentos, apenas a reposição da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em breve.
A saber, de acordo com os dados acumulados entre janeiro e novembro, o índice de reajuste é de 3,14%, chegando a 3,85% nos últimos 12 meses.
Ainda mais, a expectativa para o INPC de 2023 é de 3,4%, o que garantirá ganho real aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aos aposentados que recebem até um salário mínimo.
Já para aqueles que recebem acima do piso nacional, o benefício será alinhado ao valor de R$ 1.412 em 2024. Isso representa um reajuste de 6,97% em relação ao ano anterior. Esse ganho real de três pontos percentuais acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 é uma forma de ajustar os pagamentos do INSS à realidade econômica do país.
Em complemento, cabe destacar que a Previdência Social atende aproximadamente 39 milhões de segurados, sendo que 67% deles recebem um salário mínimo.
Assim, esse reajuste é uma medida importante para garantir a segurança financeira dos aposentados e pensionistas, que muitas vezes dependem exclusivamente desses pagamentos.
Por fim, consulte a programação dos depósitos do INSS:
Por fim, é importante mencionar que você pode realizar uma consulta dos benefícios através da central de atendimento, pelo número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Desse modo, ao ligar, informe o número do seu CPF e confirme algumas informações cadastrais, por motivos de segurança.
Além disso, o segurado pode acessar o site ‘Meu INSS’, que reúne diversos serviços digitais do Instituto.
Então, após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
E tem mais: você ainda pode usar o aplicativo ‘Meu INSS’, disponível para Android e iOS.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…