INSS: Confira os documentos que podem TURBINAR o valor da sua APOSENTADORIA

O número de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve crescer. A saber, essa projeção foi sinalizada pelo Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Aliás, a marca, segundo ele, deve chegar a 39 milhões de brasileiros.

Diante desse cenário, cabe mencionar que o momento da aposentadoria é um marco esperado por muitos trabalhadores, especialmente após atuarem em um período de trabalho árduo.

Assim, o valor repassado pelo INSS acaba por ter um papel fundamental na vida dos aposentados.

Mas, afinal, o que é importante apresentar no pedido de aposentadoria?

Siga a leitura para ter os detalhes.

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Aposentadoria INSS

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que um dos pontos mais importantes é apresentar a documentação adequada. Isso porque ela pode ter um impacto significativo no valor final recebido pelo trabalhador.

Dito isso, cabe mencionar que basicamente, sete documentos são essenciais tanto para a solicitação da aposentadoria quanto para o pedido de revisão de valores.

Dessa forma, ao apresentar esses dados, o cidadão poderá comprovar que receberá valores mais elevados do que os contabilizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).

No entanto, antes de apresentar essas informações ao INSS, é crucial ficar atento à documentação, como mencionado, para não evidenciar erros, e mais ainda, evitar que isso traga um efeito contrário do esperado.

Sendo assim, se o cálculo da aposentadoria foi baseado em valores inferiores ou se o segurado identificar informações desatualizadas, atualizar esses dados para otimizar o montante do benefício é essencial.

Contudo, se informar corretamente as suas contribuições, o trabalhador não enfrentará dores de cabeça durante o processo.

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Documentação

Vamos lá! Os documentos para ficar de olho são:

  • Dados da ficha financeira da empresa;
  • Salários na carteira profissional e sua atualizações;
  • Holerite;
  • Contrato de trabalho temporário;
  • Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Por fim, saiba que tais documentos podem auxiliar no aumento da aposentadoria pelo INSS e ajudar também na revisão dos valores, se você anexar esses dados no pedido. A saber, a solicitação pode ser feita pelo aplicativo ‘Meu INSS’.

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Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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