O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) compreende que a expressão “caiu em cumprimento de exigência” pode parecer intimidadora, no entanto, é importante entender que se trata de uma etapa facilmente resolvível, e estamos aqui para orientar sobre o processo.
Imagine que o seu pedido está passando por uma análise minuciosa. Durante essa avaliação, o INSS pode identificar que alguns documentos cruciais estão pendentes ou necessitam de complementação. Essa situação não deve causar pânico, pelo contrário, representa uma medida para assegurar a correta tramitação do seu benefício.
Após a submissão da solicitação previdenciária, diversos documentos são necessários para dar seguimento ao procedimento.
São itens como laudos médicos, comprovantes de relação familiar e de vínculo empregatício, registros de contribuições previdenciárias, entre outros. Esses documentos são essenciais para respaldar o seu benefício e garantir a precisão do processo.
Quando o INSS indica a necessidade de “cumprimento de exigência”, está indicando que apenas alguns documentos adicionais são necessários para dar continuidade ao processo. A lista detalhada desses documentos será disponibilizada no aplicativo Meu INSS, por e-mail ou SMS, oferecendo a você total comodidade.
Passos para resolver a exigência Ao ser notificado para cumprir a exigência, você dispõe de um prazo de 30 dias. Se for necessário mais tempo, é possível solicitar uma extensão, desde que apresente uma justificativa válida.
E aqui está a boa notícia: cumprir essa exigência é mais simples do que parece. Existem duas maneiras de fazer isso. A primeira e mais popular é através do aplicativo Meu INSS.
Basta seguir alguns passos descomplicados:
Caso prefira, você também pode resolver presencialmente em uma agência, mediante agendamento pelo telefone 135. Lembre-se, atender às exigências do INSS é uma etapa simples, mas crucial, para garantir o processamento tranquilo do seu benefício.
Solicitar um benefício pelo Meu INSS é um processo simples e conveniente.
Aqui estão os passos que você deve seguir:
Lembre-se de que os detalhes específicos do processo podem variar com base no tipo de benefício que você está solicitando e nas regulamentações atuais do INSS. Caso tenha dúvidas ou encontre dificuldades durante o processo, você também pode buscar assistência nas agências do INSS ou entrar em contato com o atendimento pelo telefone 135.
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