INSS anuncia meta para atendimento em até 45 DIAS; veja as novas medidas

Para atingir a principal meta de 2023, que é padronizar o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em até 45 dias, o Ministério da Previdência Social (MPS) aprimora a operação das seis superintendências.

A saber, o ajuste foi discutido nesta quinta-feira (1º), em Recife (PE), ao longo da reunião do ministro Carlos Lupi com o secretário-executivo, Wolney Queiroz, o presidente interino da autarquia federal, Glauco Wamburg, os diretores nacionais e os gestores regionais.

Desse modo, a estruturação nacional possibilitará, complementarmente, a equalização da fila no Nordeste, região com maior demanda acumulada.

Segundo o ministro, o avanço está sendo alcançado a partir do suporte, entre as unidades, no processo de análise de benefícios.

“A redistribuição das tarefas entre as superintendências é um avanço operacional que acelera a resposta para os cidadãos. Com a valorização e integração dos servidores e o investimento em infraestrutura, o ganho de produtividade será progressivo”, disse.

“Resgataremos o pleno protagonismo do INSS, que viabiliza direitos para cerca de 38 milhões de brasileiros. É uma prioridade do governo federal com a Previdência Social, maior programa social do mundo”, completou.

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Compromisso do INSS

Destacando o engajamento dos servidores, Glauco Wamburg abordou o compromisso do INSS para reconhecer direitos.

“Sabemos o tamanho do nosso desafio e estamos enfrentando com muita garra. A dedicação dos colaboradores de todo o Brasil faz a diferença e o resultado está sendo percebido no dia a dia”, afirmou.

Ao citar a relevância da relação entre os servidores do INSS e da Perícia Médica Federal, o secretário do Regime Geral do MPS, Adroaldo Portal, abordou o modelo colaborativo implementado pela nova gestão.

“A categoria dos peritos tem um legado de servidos prestados ao Brasil e conta com uma missão muito importante pela frente, principalmente, na ponta”, apontou.

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Mutirão em andamento

O INSS inicia, neste mês de junho, mutirões para agilizar a análise de benefícios assistenciais para pessoas com deficiência. Desse modo, a previsão é que 72 profissionais atendam cerca de 1,5 mil cidadãos.

Para tanto, ações serão desenvolvidas aos finais de semana e feriados nas regiões Norte e Nordeste do país, onde está concentrada a maioria dos pedidos desse benefício.

Assim, o foco será nas avaliações sociais pelos assistentes sociais do INSS, que é uma das etapas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Além das avaliações sociais, servidores do INSS e peritos médicos estarão presentes para prestar informações, realizar perícias médicas, além de solucionar dificuldades de acesso e a conclusão de alguns benefícios.

Então, para ter acesso ao mutirão, o cidadão deve ligar na Central de Atendimento 135 e realizar o agendamento para essa data.

Confira a programação:

  • Caruaru (PE) – 3 e 4 de junho;
  • Manaus (AM) – 17 e 18 de junho;
  • Imperatriz (MA) – 24 e 25 de junho;
  • Montes Claros (MG) – 1 e 2 de julho.

Com informações do Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social

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Vanessa Alves

Formada em Administração de Empresas e Redatora especialista em Benefícios Sociais e Direitos do Trabalhador.

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