‘Inflação do Dia das Crianças’ DISPARA 13,7% em 2022

Os brasileiros que ainda não compraram o presente para o Dia das Crianças deverão encontrar produtos mais caros que no ano passado. Na verdade, tudo parece estar com preços mais altos atualmente, com a inflação e os juros no país bastante elevados.

Seja como for, a ‘inflação do Dia das Crianças’ chegou a 13,7% neste ano. A saber, a taxa ficou bem acima da inflação geral do Brasil no período, que ficou em 7,96% no acumulado de 12 meses até setembro, segundo a prévia, divulgada pelo IBGE.

A título de comparação, a ‘inflação do Dia das Crianças’ em 2021 foi estimada em 10,2%, ou seja, abaixo da taxa deste ano. Isso quer dizer que as crianças poderão receber menos presentes este ano, uma vez que os preços dos produtos está bem mais alto que em 2021.

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Passagens aéreas impulsionam inflação no ano

De acordo com o levantamento feito por Tatiana Nogueira, economista da XP, as passagens aéreas impulsionaram a inflação em 2022, na comparação com o ano passado. Em resumo, os preços destes itens saltaram 74,9% em um ano.

Veja abaixo os itens com as maiores altas:

  • Passagens aéreas: 74,9%
  • Pacote turístico: 23,2%
  • Hospedagem: 22,2%
  • Brinquedo: 20,3%
  • Sapato infantil: 18%
  • Sorvete (fora de casa): 16,8%
  • Sorvete (em supermercados): 16%
  • Roupa infantil: 14,3%

Por outro lado, três itens ficaram mais baratos neste ano: videogame (console), computador pessoal e combustíveis (veículo). Os recuos de 1,1%, 4,7% e 7,1%, respectivamente, poderão fazer alguns pais escolherem esses itens para presentear as crianças.

Contudo, vale destacar que as quedas não foram muito expressivas. Além disso, os itens possuem um valor bem mais elevado que um brinquedo, por exemplo. Assim, a parcela da população que realmente teria condições para comprá-los é bem reduzida.

“Além dos custos terem subido no período, especialmente alimentos, a reabertura da economia depois da pandemia permitiu que os estabelecimentos reajustassem seus preços à luz desses custos mais elevados”, explicou Tatiana Nogueira.

Leia também: Vendas no comércio varejista RECUAM pelo 3º mês consecutivo

Ruan Samarone

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