INEP comunica medidas de segurança para a realização de prova do ENEM

Medida vale para quem fizer a prova digital em um dos polos

0

O Diário Oficial da União de hoje (31) trouxe o anúncio de novas medidas de segurança referentes à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Ministério da Educação declarou que, mesmo com a pandemia, quase 6.000.000 de indivíduos se inscreveram para passar pela prova, que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

De acordo com essas medidas de segurança, toda pessoa que fizer o ENEM precisará usar máscara cobrindo o rosto e o nariz e não a poderá retirar em nenhum momento, a menos que precise trocar a máscara que está usando por uma nova.

Essa troca é recomendada pelos especialistas sempre que a máscara está úmida ou que ela já está no rosto por um período entre duas e quatro horas. Nesse caso, bastará comunicar ao fiscal a necessidade de fazer a troca da proteção.

Vale salientar que essa obrigatoriedade se estende a quem escolhei fazer a prova digital e, por isso, precisará se dirigir a um dos polos indicados pelo MEC e pelo INEP.

Para garantir que os participantes levarão a sério essa determinação, o MEC também declarou que o seu desrespeito será motivo para exclusão da prova, sem o direito de realizar a etapa seguinte. Dessa forma, quem retirar a máscara no meio da prova e não colocar outra ou quem não a utilizar da forma correta será eliminado definitivamente do ENEM deste ano.

ENEM é deste ano, mas ocorrerá no ano que vem

A edição do ENEM referente ao ano de 2020 acontecerá em 2021, entre 17 de janeiro e 7 de fevereiro, dependendo da modalidade da prova escolhida pelo participante (impressa ou digital).

Como de costume, o ENEM continuará sendo a ferramenta necessária para conseguir uma vaga no Sistema de Seleção Unificado (SISU) e no Programa Universidade para Todos (ProUni).

As inscrições para esses programas do Ministério da Educação também serão adaptadas:  para saber o resultado do ENEM, por exemplo, os participantes esperarão até março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.