Índices americanos encerram semana sem direção única

As bolsas americanas encerraram a semana seguindo direções opostas. Isso aconteceu em meio à elevação dos rendimentos de títulos do Tesouro norte-americano, que acaba limitando o apetite dos investidores. Além disso, no último pregão da semana, os índices de Wall Street conseguiram ficar no azul, puxados por dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos.

Em resumo, a semana observou novamente a alta dos rendimentos dos Treasuries, os títulos dos Tesouro dos EUA. No último dia 4, Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, afirmou que a inflação provavelmente não irá subir nos próximos meses. Ele também destacou que essa alta dos rendimentos era temporária e que não alteraria a política monetária do Fed. Assim, não haverá elevação dos juros, pelo menos não enquanto a economia dos Estados Unidos não mostrar fortes sinais de recuperação.

Essas falas não conseguiram acalmar os investidores, porque, nas últimas semanas, Powell fez diversas afirmações semelhantes. No entanto, apesar das repetidas declarações, os rendimentos dos Treasuries continuam subindo. Os investidores até esperavam por uma ação do Fed para tentar conter esse movimento, mas isso não aconteceu. A saber, há muita tensão por trás disso, porque a alta dos rendimentos atrai dinheiro para os títulos, em detrimento das ações que compõem as bolsas de valores, pois eles são menos arriscados.

Aliás, a busca por ativos fica bastante segmentada, pois este cenário limita ações que já apresentavam preços elevados, como as de tecnologia. Por isso, o índice tecnológico Nasdaq vem sofrendo as maiores perdas nas últimas semanas.

 

Ações de tecnologia

Vale destacar que as ações do setor de tecnologia funcionam como um termômetro. Geralmente, elas são compradas como uma aposta para o avanço econômico futuro das empresas. Dessa forma, possuem grande sensibilidade às elevações nas taxas de juros, pois estes atingem parte dos fluxos de caixa do futuro.

Além disso, as ações de tecnologia dispararam 40% em 2020. Agora, estes papéis estão sendo vistos como muito caros. O resultado é a hesitação de diversos investidores em adquirir ações do segmento, com consequentes e constantes perdas nos pregões mais recentes.

 

Índices caem na semana

A alta dos rendimentos vem prendendo a atenção dos investidores a cada semana. Contudo, na última sessão da semana, um notícia envolvendo o mercado de trabalho conseguiu dar gás aos índices americanos. Em suma, o Departamento do Trabalho dos EUA reportou a criação de 379 mil vagas de emprego em fevereiro. Esse valor superou em muito os 210 mil novos postos esperados pelos economistas. E isso agradou o mercado.

Nesse cenário, o índice Nasdaq registrou, novamente, uma retração no acumulado da semana (-2,1%), apesar de ter subido 1,55% nesta sexta (5). A propósito, esta é a terceira retração semanal seguida, após as perdas de 4,92% e 1,57% nas duas últimas semanas. E essas quedas são reflexo direto da alta dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano.
Por outro lado, o S&P 500 subiu 1,95% no último pregão, fechando a semana no azul (0,8%). Da mesma forma, o Dow Jones avançou 1,85% na sexta, acumulando ganhos de 1,8% na semana.

 

LEIA MAIS

Odontoprev encerra 2020 com lucro líquido de R$ 361,1 milhões

Índices europeus fecham última sessão da semana no vermelho

Ruan Samarone

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago