Índices americanos encerram dia sem direção única, com tombo do Nasdaq

Ações de tecnologia registram queda firme nesta segunda (22)

0

As bolsas americanas encerraram o pregão desta segunda-feira (22) seguindo direções distintas. Isso aconteceu em meio à forte queda das ações de tecnologia, que puxaram fortemente o índice Nasdaq para baixo. A saber, este índice agrupa gigantes do setor, como Google, Apple, Microsoft, Facebook e Amazon. Por outro lado, houve avanço das ações ligadas ao ciclo de crescimento, que registraram leves ganhos no dia. Dessa forma, o resultado não seguiu a mesma direção.

Vale ressaltar que, apesar de o Nasdaq agrupar gigantes da tecnologia, o S&P 500 também possui ações de tecnologia. Estas despencaram 2,26% no dia e lideraram as perdas. E a principal razão para estas fortes quedas do segmento é a elevação dos juros norte-americanos.

 

Juros e pandemia influenciam índices

Desde a semana passada, os investidores estão concentrando grande atenção aos rendimentos dos títulos de dívida dos Estados Unidos. A propósito, os títulos de 10 a 30 anos estão no maior nível em mais de um ano. E isso aconteceu devido às projeções de elevação da inflação no futuro.

Nesse caso, as ações do setor de tecnologia funcionam como um termômetro. Isso porque, geralmente, são compradas como uma aposta para o avanço econômico futuro das empresas. Dessa forma, possuem grande sensibilidade às elevações nas taxas de juros, pois estes atingem parte dos fluxos de caixa do futuro.

Além disso, as ações de tecnologia dispararam 40% em 2020. Agora, estes papéis estão sendo vistos como muito caros no momento. O resultado é a hesitação de diversos investidores em adquirir ações do segmento, cuja sensibilidade é mais acentuada em relação à alta dos juros.

 

Veja as variações das bolsas americanas

Nesse cenário, o Nasdaq sofreu uma forte queda de 2,46% nesta segunda. Aliás, as principais bolsas americanas foram pressionadas pela retração das ações de tecnologia no dia. Da mesma forma, o S&P 500 caiu no pregão, mas de maneira bem menos acentuada (-0,77%). Por fim, apenas o Dow Jones conseguiu encerrar o dia no azul, com leve alta de 0,09%.

 

LEIA MAIS

Inflação medida pelo IPC-S mantém estabilidade nesta semana

Bolsas europeias caem novamente pressionadas por receio com juros americanos

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.