Indicador Antecedente Composto da Economia sobe em dezembro, diz FGV
Indicador que mensura condições econômicas atuais do país também avançou
O Indicador Antecedente Composto da Economia Brasileira (IACE) teve leve alta de 0,4% em dezembro do ano passado. Com o resultado, alcançou 124,1 pontos alcançados no último mês de 2020. Em resumo, a alta acontece após a queda de novembro, que interrompeu uma sequência de seis meses de avanço. A saber, as informações fazem parte do levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com The Conference Board (TCB). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 14.
De acordo com a FGV, o Indicador Coincidente Composto da Economia Brasileira (ICCE), que mensura as condições econômicas atuais do país, também avançou (0,3%), alcançando os 108,8 pontos em dezembro.
“A inflexão negativa na crise sanitária ao final de 2020 não gerou novas medidas de distanciamento social suficientes para comprometer a recuperação gradual no nível de atividades, resultando em uma ligeira elevação do ICCE em dezembro”, explicou Paulo Picchetti da FGV. Em outras palavras, ele também disse que a expectativa em relação ao início da vacinação do país resultou na elevação do indicador. Dessa forma, mesmo com o fim do auxílio emergencial e com a lenta recuperação do mercado de trabalho, os empresários e investidores mantiveram o nível do IACE alto no período.
Veja outros detalhes do indicador
Em suma, o IACE possui oito componentes que, segundo a FGV, possuem bastante eficiência de maneira individual. Assim, contribui para que o indicador fique livre dos chamados “ruídos”. Dessa forma, a tendência econômica efetiva tende a ser a revelada.
Saiba o que é The Conference Board
Por fim, o TCB é um think tank, que significa laboratório de ideias, com foco em seus afiliados. Ele produz reflexões confiáveis sobre o futuro. Fundado em 1916, não possui fins lucrativos e é uma entidade apartidária.
LEIA MAIS
Demanda por bens industriais tem alta de 2,3% em novembro, segundo Ipea
Bolsas da China apresentam recuo com aumento de casos do coronavírus
[…] Indicador Antecedente Composto da Economia sobe em dezembro, diz FGV […]