Indicado para BC, Galípolo assume cargo no Banco do Brasil

O economista Gabriel Galípolo assumiu o cargo de presidente do conselho de administração do Banco do Brasil nesta sexta-feira, 12. Há poucos dias, ele ganhou indicação para um dos cargos na diretoria de política monetária no Banco Central. Segundo o Estadão, o cargo no BB era esperado desde janeiro, diferentemente do cargo no BC, que foi uma decisão mais recente da presidência.

Contudo, o economista não poderá ocupar os dois cargos ao mesmo tempo. Por isso, especialistas dizem que Galípolo deve seguir no BB até que a apreciação do cargo no Senado aprove o nome para o Banco Central.

Galípolo ficará no Banco do Brasil

O economista Gabriel Galípolo deve ficar na presidência do conselho de administração do Banco do Brasil. A nomeação, que historicamente fica com o segundo maior cargo do Ministério da Fazenda, já era esperado pelo mercado financeiro. O banco estatal é um grande agente econômico do país, em especial no que se refere a créditos subsidiados a diversos setores da economia.

Desde a transição, Galípolo foi um grande articulador de conversas entre o novo governo e agentes importantes do mercado. Além disso, é um economista heterodoxo, uma vertente contrária ao que pregava o antigo ministro da Economia, Paulo Guedes. Além disso, o economista foi o braço direito de Lula e, antes do atual cargo, ocupou a cadeira de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, o segundo maior da pasta, que é liderada por Haddad.

Para economistas, os impactos de uma chegada de Galípolo no Banco do Brasil preocupam menos que uma possível chegada ao Banco Central. Isso porque a instituição tem regras que definem diversos processos internos, enquanto um cargo no BC poderia aumentar a influência do Executivo na política monetária do país. Contudo, espera-se que Galípolo vá ao Banco Central.

Economista deve ir para o Banco Central

Apesar da nomeação ao Banco do Brasil, Galípolo deve deixar o cargo e ir para a diretoria de política monetária do Banco Central. Isso porque há o desejo de Lula de que aumente-se a influência do Executivo na autarquia.

Contudo, para que isso aconteça, o nome de Galípolo precisa passar por aprovação no Senado, o que ainda não tem data definida. Dessa forma, o economista pode, atualmente, ocupar o cargo no BB. Contudo, segundo a Lei das Estatais, ele não pode atuar nos dois cargos, dado que o Banco Central comanda as atividades dos bancos brasileiros, incluindo o BB.

Além disso, Haddad disse, em viagem ao Japão, que não discutiu com Galípolo um cargo de presidente do Banco Central. A nomeação para o novo chefe do BC acontecerá em 2024.

Pedro Hostyn

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

11 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago