Incêndios tiram milhares pessoas de suas casas na Califórnia

Estado da Califórnia está tendo que conviver com os incêndios florestais e com a pandemia do novo coronavírus

0

Quase oito mil pessoas tiveram que abandonar as suas casas no estado norte-americano da Califórnia. O motivo são os incêndios florestais que estão tomando conta da região neste final de semana.

De acordo com as informações oficiais, cerca de 7,8 mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas residências só nos últimos dois dias. O principal incêndio está acontecendo no condado de Riverside. Trata-se portanto de um condado que está a cerca de 92 quilômetros de Los Angeles.

As informações detalhadas foram dadas pelo Corpo de Bombeiros ainda na noite deste sábado (1). Seja como for, informações da emissora norte-americana CNN dão conta de que não há registros de mortos ou mesmo de feridos com o incidente.

Casos assim não são tão incomuns nesta época do ano na região. É que os incêndios costumam acontecer justamente por causa das altas temperaturas somadas com um aumento nos ventos e o ar seco. Mas este ano o combate parece encontrar um obstáculo ainda maior.

É que além das queimadas, a Califórnia ainda está tendo que lidar com a pandemia do novo coronavírus. Ou seja, há uma preocupação com a possível contaminação de bombeiros ou de pessoas deslocadas. Sabe-se que os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia em todo o mundo.

Incêndios na Califórnia

Enquanto o coronavírus já infectou quase 5 milhões de pessoas nos Estados Unidos, os incêndios já atingiram cerca de seis mil hectares de terras na região da Califórnia. Os bombeiros informaram que não estão perto de controlar nenhuma dessas áreas. Isso explica portanto a necessidade desta evacuação em massa.

Em entrevista para a rede CNN, o capitão dos bombeiros disse que está duplamente preocupado. De um lado existem os incêndios, e do outro existe a pandemia. “Para cada grande incêndio florestal, nós construímos um acampamento de base”, explicou Erik Scott.

“Ou seja, nesses acampamentos nós temos uma grande quantidade de pessoas convivendo em locais inevitavelmente apertados”, continuou. “Nós sabemos que estes lugares são terrenos férteis para o novo coronavírus”, completou Scott.

Recentemente, dois aviões que ajudavam a combater incêndios se chocaram no estado de Nevada, que é vizinho da Califórnia. De acordo com as informações oficiais, os dois pilotos que se chocaram morreram na operação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.