Imunização nacional: Brasil segue sem data de início, entenda

0

Nesta semana o número de mortes por Covid-19 teve um novo recorde mundial, em apenas 24 horas 17.186 óbitos foram confirmados. Enquanto o mundo se aproxima das 30 milhões de doses da vacina aplicadas, o plano de imunização nacional segue sem data de início definida. Entenda o que está acontecendo.

Imunização nacional

Na última quarta-feira (13) o secretário-executivo do ministério da saúde, Élcio Franco, disse que a imunização nacional só vai começar quando a vacina chegar em todas as capitais brasileiras. Garantiu que a população dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro não serão privilegiadas só por serem sede do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Eu não posso esperar chegar a 5 mil municípios, 38 mil salas de vacinação, para então startar a vacinação. Então, vai começar quando chegar nas capitais. É essa a ideia.”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está com reunião marcada para o próximo domingo (17) para decidir sobre o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da AstraZeneca. A imunização nacional está dependendo da aprovação para começar.

Em visita ao Amazonas, que passa por uma nova onda bem crítica da pandemia, o ministro Eduardo Pazuello disse que ainda em janeiro o Governo terá 8 milhões de doses da vacina, sendo 6 milhões da CoronaVac (do Instituto Butantan/Sinovac) e 2 milhões da vacina de Oxford (Fiocruz/AstraZeneca).

Como parte do início da imunização nacional, na última quarta-feira (13) decolou do Brasil com destino a Índia um avião para buscar 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. O avião deve retornar até o próximo sábado.

De acordo com Pazuello, assim que sair a aprovação da ANVISA, o Governo deve demorar de 3 a 4 dias para distribuir as doses entre as capitais e iniciar concretamente a imunização nacional.

“A Anvisa vai se pronunciar no dia 17. Se a Avisa se alongar, para o dia 21 ou 22, botem os números pra frente, mas é janeiro [que começa a vacinação]”

Leia também:
Recorde mundial de mortes por Covid-19, veja detalhes
Últimos saques do auxílio emergencial, confira calendário

Acesse diariamente o portal do Brasil 123 e siga a página do Facebook para acompanhar as notícias sobre o plano de imunização nacional.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.