O mês de março está chegando e os brasileiros em sua maioria já começam a se preparar para a declaração do imposto de renda de 2023. Nesta época, há uma grande preocupação com o medo de cair na malha fina, ou seja, ser alvo de uma fiscalização rigorosa da Receita Federal.
A malha fina da Receita Federal acontece quando a informação declarada é inconsistente com os dados disponíveis ou quando há falta de comprovantes e documentos. Nestes casos, a Receita Federal pode detectar o erro e impedir o recebimento da restituição, obrigando o contribuinte a corrigir e reenviar a declaração.
Nesse sentido, é importante seguir todas as orientações e ter todos os documentos e comprovantes necessários para evitar possíveis problemas.
Antes mesmo de realizar a declaração do Imposto de Renda deste ano, muitos contribuintes já se encontram na malha fina devido a pendências na declaração do ano anterior. Por isso, é importante verificar se você está entre os mais de 1 milhão de contribuintes que deixaram de fornecer informações à Receita Federal.
Para fazer essa verificação, é preciso acessar o portal e-CAC e escolher a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Depois, clique na aba “Processamento” e escolha “Pendências de Malha” para verificar a situação e os motivos da retenção da declaração.
Ao realizar a declaração, é importante estar atento a alguns pontos para evitar cair na malha fina e não se esqueça de declarar todas as suas fontes pagadoras, seja pelo CNPJ ou CPF, assim como todos os rendimentos que sofrem tributação.
Alguns dos principais erros que os contribuintes cometem ao declarar o Imposto de Renda e que podem fazer com que a pessoa caia na malha fina, muitas vezes acontecem por desatenção. A seguir iremos listar os principais:
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…