Impeachment de Witzel: saiba como será o processo!
Confira as perguntas e respostas de como deve seguir o pedido do afastamento do governador do Rio de Janeiro!
Um dos assuntos do momento é o impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Porém, processos de impedimento sempre geram dúvidas na população.
Assim, o Brasil 123 foi atrás! A seguir, você fica por dentro de como seguirá o possível impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro. Não perca!

Perguntas e Respostas: Impeachment de Witzel
Qual é o próximo passo do processo de impedimento?
Bem, o governador do Rio de Janeiro já foi afastado. Agora, então, o processo é de impedimento. Ou seja, o processo de Impeachment.
Assim, próximo passo “contra” o governador em afastamento Witzel é a votação em plenário. A votação acontecerá na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Além disso, vale esclarecer que quem vota são os deputados do Rio. Além disso, esta votação acontecerá na próxima quarta-feira (23/09).
Ou seja, são os deputados que darão a “palavra final” sobre a perda do mandato de Witzel.
Quantos votos precisa para aprovar o impeachment de Witzel?
Para que o governador já afastado seja impedido de forma definitiva, é necessário que dois terços dos 70 deputados votem pelo impeachment de Witzel. Ou seja, 47 votos “contra o governador em afastamento”.
Quanto tempo leva a votação?
Cada partido tem direito a até uma hora de discussão. No entanto, pode haver duas sessões de debates. Por outro lado, a expectativa é que a decisão saia no mesmo dia (23/09).
Afinal, Witzel perde o mandato de imediato?
Não. Caso o impeachment seja aprovado, ele passa a responder a uma comissão mista. Assim, essa comissão será composta por cinco desembargadores do Tribunal de Justiça.
Em seguida, tal comissão dará a palavra final sobre a cassação. O prazo, porém, é de 6 meses.
Qual o efeito do afastamento na prática?
Witzel já está sob afastamento, conforme mencionado. No caso, foi decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Assim, Witzel não pode retomar o cargo, nem mesmo por recurso judicial.
Quem assume o governo do RJ, no caso do real impeachment de Witzel?
Neste caso, toma posse o vice-governador: Cláudio Castro. Vale destacar que Castro já está à frente do governo do Rio, desde o afastamento de Witzel.
Acompanhe aqui no Brasil 123 tudo sobre o “caso Witzel”
Com informações do jornal O Globo
[…] Leia mais: como será o processo de Wilson Witzel […]