Idosa vê PIX de R$ 24 mil em sua conta e descobre golpe

Uma idosa, de 78 anos, foi mais uma das inúmeras pessoas que veem sofrendo golpes bancários. De acordo com as informações do portal “UOL”, a mulher descobriu que estava sendo vítima de criminosos quando viu um PIX no valor de R$ 24 mil em seu nome.

De acordo com ela, que é professora aposentada e mora em Santos, no litoral de São Paulo, além da transferência, os golpistas também fizeram empréstimos, estouraram o limite de seu cartão e emitiram uma série de cheques especiais em seu nome.

“Estou inconformada. Tenho 78 anos, nessa idade, uso computador, vou ao banco sozinha, foi um grande progresso. Mas não tenho, evidentemente, o mesmo raciocínio que tem um jovem. Nunca caí em um golpe, mas esse foi muito bem elaborado”, disse Inazeli Azevedo Nóbrega e Silva.

Segundo ela, o golpe começou no final de julho, quando uma suposta funcionária de banco ligou para ela e afirmou que haviam tentado acessar a conta da aposentada. De acordo com essa mulher, por conta da invasão, seria necessário trocar a senha do cartão.

Após trocar a senha, a idosa recebeu mais uma ligação da suposta funcionária. “Ela disse ‘você não fez o módulo de segurança, tem que fazer, porque a conta continua vulnerável'”, explicou a idosa, que revelou que voltou à agência e seguiu as orientações.

Segundo ela, por orientações da golpista, ela passou por diversos caixas. Passados alguns minutos a suspeita disse que estava tudo certo, que o módulo havia sido acionado. Todavia, logo ao sair do banco, a idosa notou algo errado.

Isso porque ela passou em uma farmácia e viu que não conseguia efetuar o pagamento no débito nem no crédito. Voltando para casa e abrindo o aplicativo do banco, viu uma transferência via PIX em seu nome, no valor de R$ 24.700. Além disso, ela ainda descobriu que haviam usado o cheque especial, empréstimos e todo o limite do cartão.

“Como ainda não recebi a fatura do cartão, e só os títulos davam mais de R$ 6 mil, acredito que o prejuízo esteja entre R$ 55 mil e R$ 60 mil”, diz a idosa, que acredita que as orientações da suposta funcionária tiveram como objetivo conseguir o acesso a diversas ações em sua conta.

Até o momento, Inazeli está no prejuízo, visto que fez um pedido de contestação, mas a solicitação foi negada. Ela recorreu e agora espera um posicionamento para saber como prosseguir diante da situação.

“Eu estou sem dinheiro absolutamente nenhum, super nervosa. Todos os meus planos fracassaram. Eu não tenho disposição para sair de casa, não me conformo. Eu estou, assim, tentando não entrar em um período depressivo, porque o baque foi muito grande”, desabafou a idosa.

Leia também: Polícia desarticula grupo que movimentou R$ 90 milhões em golpes contra servidores

Amanda B

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