Ibovespa recua 1,67% e encerra sessão desta quarta (13) abaixo dos 122 mil

Na semana, o índice acumula queda de 2,51%

1

O Ibovespa voltou a registrar perdas na sessão desta quarta-feira, dia 13, após a leve subida de 0,60% registrada ontem (12). No entanto, o principal índice acionário da bolsa de valores brasileira vem acumulando perda de 2,51% na semana. E isso acontece, em grande parte, devido à realização de lucros. Na semana passada, houve duas quebras seguidas de recorde, nos pregões da quinta e da sexta-feira, com o Ibovespa superando, pela primeira vez, a marca dos 120 mil pontos. Aliás, o índice chegou a 125.076,63 pontos, melhor marca até o momento.

Na sessão de hoje, o Ibovespa caiu 1,67% e encerrou o dia aos 121.933,08 pontos. E o movimento do dólar está diretamente ligado a isso. Para explicar melhor, vamos aos fatos. No início da pandemia da Covid-19, o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, cortou seus juros a zero. De lá pra cá, vem recomprando títulos e injetando trilhões de dólares nos mercados, o que faz investidores fugirem da renda fixa, apesar de estarmos vivendo uma crise.

Ao mesmo tempo, a eleição do democrata Joe Biden, que já indicou a liberação de um pacote de estímulos ainda maior à economia americana, ajuda a aumentar a cautela dos mercados. Em suma, há suspeitas de que o Fed precise antecipar a redução de seus estímulos, pois a inflação deve crescer mais rapidamente que o projetado. Em outras palavras, inflação significa perda do poder de compra. E os mercados não querem isso.

 

Como isso afeta o Ibovespa?

Os recordes alcançados na semana passada vieram, principalmente, de exportadoras, que são favorecidas por um dólar mais caro. Todavia, a moeda americana tende a perder força com os preços mais aquecidos nos Estados Unidos e uma maior circulação da moeda nos mercados. E, hoje, a divisa apresentou leve queda.

Dessa forma, além, é claro, do avanço da pandemia, com recordes recorrentes de infecções e mortes ao redor do mundo, 53 das 81 ações que compõem o Ibovespa caíram hoje. Ao todo, movimentaram R$ 27,7 bilhões. A saber, o top cinco das maiores altas percentuais foi formado por: MRV ON (4,39%), PetroRio ON (3,90%), Eneva ON (3,67%), Cosan ON (2,15%) e GPA ON (1,95%).

Por outro lado, as maiores quedas do dia ficaram com: Usiminas PNA (-6,07%), Banco do Brasil ON (-4,94%), Petrobras PN (-4,83%), CSN ON (-4,81%) e Azul PN (-4,67%).

 

LEIA MAIS

Safra de grãos em 2021 deve superar em 2,5% valor projetado para 2020

Bolsas europeias fecham o dia em alta com fechamento de acordos

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Ibovespa recua 1,67% e encerra sessão desta quarta (13) abaixo dos 122 mil pontos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.