Ibovespa opera em alta nesta quinta (25), puxado por resultados da Petrobras

Investidores continuam de olho no cenário político e fiscal do país

0

O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (25), puxado pelo balanço financeiro da Petrobras em 2020. A estatal divulgou os dados na noite de ontem (24), e os investidores estão repercutindo o resultado alcançado. Além disso, questões fiscais e políticas continuam no radar dos mercados.

Dessa forma, por volta das 11h44, o principal índice acionário da bolsa brasileira subia 0,60%, aos 116.361 pontos. A saber, as ações ordinárias da Petrobras registravam alta de 3,07%, enquanto as preferenciais tinhas ganhos de 2,21%.

No último pregão, o Ibovespa subiu 0,38%. Já no mês, acumula avanço de 0,48%. Aliás, este resultado não está maior devido à expressiva queda de 4,87% na última segunda (22). No pregão em questão, a Petrobras também exerceu um forte impacto negativo, provocado pelo derretimento de 20% de suas ações.

Em resumo, depois de diversas interferências na Petrobras, a companhia registrou uma queda de 82% no lucro líquido em 2020. Contudo, apesar deste terrível resultado, o quarto trimestre do ano passado teve o maior lucro da história das empresas abertas no Brasil.

Vale ressaltar que o presidente Jair Bolsonaro entregou ao Congresso Nacional, na noite de ontem (24), o projeto de lei para a privatização dos Correios. Além disso, na última terça (23), após a repercussão negativa envolvendo as interferências na Petrobras, o governo sinalizou que a mudança na estatal não representa um rompimento do “pacto liberal” realizado com o mercado. E, para reforçar isso, o presidente Bolsonaro entregou ao Congresso uma Medida Provisória para a privatização da Eletrobras.

 

Veja mais detalhes da alta do Ibovespa no dia

Por fim, o dia também está marcado pela divulgação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que o índice subiu 2,53%, pressionado pela alta dos combustíveis.

 

LEIA MAIS

Confiança do comércio se acomoda em fevereiro, após quatro quedas

Índices europeus sobem, após declarações do presidente do Fed

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.