Ibovespa opera em alta com investidores de olho em estímulos dos EUA

Expectativa sobre vacinação no Brasil também está no radar dos mercados

0

O Ibovespa está operando em alta nesta quinta-feira, dia 14. A saber, há dois principais motivos que estão ajudando o índice a ficar no azul, um externo e um doméstico. Em resumo, os investidores estão esperando desdobramentos sobre o processo de impeachment do presidente Donald Trump. O olhar está voltado para novos estímulos liberados pelo governo americano. Já do lado daqui, há bastante expectativa em relação ao início da vacinação no país.

O pedido de impeachment já foi aprovado, ontem (13), pela Câmara dos EUA. Agora, o processo segue para o Senado. Contudo, há uma diferença em relação ao Brasil: durante o processo de impeachment, o presidente não fica afastado, como ocorre aqui. Dessa forma, a remoção definitiva ocorre apenas ao final do processo, caso haja aprovação de, pelo menos, dois terços dos votos do Senado. Para lembrar, Donald Trump está sendo acusado formalmente de incitar a violência ao discursar para seus apoiadores, que acabaram invadindo o Capitólio na semana passada.

Vale mencionar que esse é o segundo processo de impeachment contra Trump. O primeiro aconteceu no final de 2019, quando Trump pressionou o governo ucraniano, através de telefonema, a fornecer material contra Joe Biden. Aliás, o democrata o derrotou nas eleições presidenciais de 2020. À época, a Câmara deu prosseguimento ao processo. Contudo, o Senado, de maioria republicana, inocentou o presidente. E tudo isso está acontecendo há apenas uma semana da posse de Biden.

A propósito, o presidente eleito Joe Biden deve divulgar, ainda hoje, os detalhes de seu pacote para recuperação econômica dos Estados Unidos. A expectativa é que o valor a ser divulgado seja bastante robusto, envolvendo mais de US$ 2 trilhões na economia americana. E os investidores de todo o mundo estão de olho nisso.

 

Vacinação no Brasil também impacta o Ibovespa

Ao mesmo tempo, as atenções estão voltadas diretamente ao início da vacinação no país. Aqui, estados já começaram a se mobilizar na compra de vacinas e seringas para adiantar as fases antecedentes da própria vacinação. Além disso, as eleições à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal também vêm prendendo a atenção dos investidores. Com isso, por volta das 11h50, o Ibovespa subia 0,74%, chegando a 122.831 pontos. Resta saber se irá continuar assim até o final do dia.

 

LEIA MAIS

Produção industrial cresce em 10 dos 15 locais pesquisados em novembro

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.