Ibovespa opera em alta, após sequência de seis pregões no vermelho

Dados do IBGE indicam queda do desemprego no final de 2020

1

O Ibovespa opera em alta firme nesta quinta-feira (28), após a sequência de seis pregões seguidos no vermelho. O avanço é puxado por dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre desemprego e pelo Ministério da Economia em relação a vagas formais em 2020. Avanço do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos também impulsionam Ibovespa no dia.

Em resumo, o principal índice acionário da bolsa brasileira registra forte alta de 1,51%, por volta das 11h50. Com isso, está chegando aos 117.632 pontos. A saber, ontem (26), o Ibovespa encerrou o pregão com queda de 0,50%, após o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, decidir manter as taxas básicas de juros do país sem alterações. Aliás, os níveis são os mais baixos da história.

Por outro lado, dados de hoje aumentam o otimismo dos investidores. Do exterior, vem a primeira leitura do PIB norte-americano no quarto trimestre do ano passado. As informações apontam para um crescimento de 4% no período, na comparação com o trimestre anterior. Contudo, o resultado anual ficou negativo, com a queda de 3,5%, mas este nível superou as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), que indicavam recuo de 4,3% da economia americana no ano passado.

 

Fatores domésticos impulsionam Ibovespa

No cenário interno, dados do IBGE, divulgados na manhã desta quinta, trazem certo ânimo aos investidores. De acordo com o levantamento, o desemprego apresentou a segunda queda seguida em 2020, recuando de 14,4% para 14,1% no trimestre encerrado em novembro. Dessa forma, atingiu 14 milhões de brasileiros no período.

Ao mesmo tempo, o Ministério da Economia reportou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de dezembro do ano passado. Em suma, os dados mostram que, apesar da crise, o Brasil conseguiu encerrar o ano com saldo positivos de vagas formais.

 

LEIA MAIS

IGP-M acelera em janeiro e sobe 2,58%, segundo FGV

Rendimento médio real cai no trimestre encerrado em novembro

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Ibovespa opera em alta, após sequência de seis pregões no vermelho […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.