Ibovespa opera em alta, após pior pregão em quase um ano

Ações da Petrobras disparam e puxam índice para cima

1

O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (23), após o pior pregão em quase um ano. A saber, na sessão de ontem (22), o principal índice acionário afundou 4,87%, puxado pelo derretimento de 20% das ações da Petrobras. Hoje, a estatal opera com ganhos firmes, mas longe de recuperar as perdas de ontem.

Em resumo, no último dia 18, a Petrobras anunciou mais uma elevação nos preços da gasolina e do diesel. E Bolsonaro não aceitou bem este aumento, afirmando que algo iria acontecer na estatal, apesar desta possui autonomia. Assim, ele anunciou na noite da última sexta (19) a troca do presidente-executivo da Petrobras. Com isso, o general Joaquim Silva e Luna assumiria o cargo ocupado por Roberto Castello Branco desde o início do governo, em janeiro de 2019.

Dessa forma, as ações da Petrobras, que respondem por 10,27% da carteira de investimentos do Ibovespa, derreteram cerca de 20%. Ao mesmo tempo, o medo da elevação da ingerência governamental em outras estatais puxou ainda mais papéis do índice para baixo. Vale ressaltar que a Petrobras perdeu R$ 74,2 bilhões em valor de mercado no pregão de ontem, segundo maior recuo diário desde o início do plano Real. Lembrando que o presidente Bolsonaro também anunciou no final de semana que haverá mais mudanças na Petrobras e no setor elétrico.

 

Veja mais detalhes da queda do Ibovespa no dia

Por volta das 11h59, o Ibovespa subia 0,82%, a 113.593 pontos. Já as ações ordinárias da Petrobras disparavam 5,64%, enquanto as preferenciais avançavam 6,76%. No caso da estatal, muitos investidores estão aguardando os resultados de uma reunião do Conselho de administração, que foi agendada para hoje. Aliás, a Petrobras divulgará amanhã (24) o balanço financeiro de 2020.

Por fim, muitos operadores continuam analisando os riscos políticos e fiscais do Brasil, ou seja, as preocupações envolvem as interferências políticas em estatais e o retorno do auxílio emergencial.

 

LEIA MAIS

Índices americanos encerram dia sem direção única, com tombo do Nasdaq

Inflação medida pelo IPC-S mantém estabilidade nesta semana

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Ibovespa opera em alta, após pior pregão em quase um ano […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.