Ibovespa marca alta: saiba o que é e como investir

O principal índice de ações da Bolsa de Valores subiu 0,40%, a 103.775 pontos e deixou investidores esperançosos

0

O Ibovespa, principal índice da B3, Bolsa de Valores do Brasil, opera alta nesta quinta-feira (4). A situação ocorreu um dia após o Banco Central elevar a Selic, taxa básica de juros da economia, a 13,75% e deixou os investidores esperançosos.

Segundo informações obtidas pelo indicador do Google Finanças às 16h30 de hoje, o Ibovespa marcava aumento de 2,04%, a 106.147 pontos.

A atualização do índice acontece a cada 30 segundos. Contudo, o cálculo não é necessariamente proporcional, então para entender o que está acontecendo os investidores se concentram no desempenho dos ativos dentro do Ibovespa.

Ontem (3), a bolsa havia fechado marcando alta de 0,40%, a 103.775 pontos. Esse resultado marcou alta de 0,19% no mês para o indicador, enquanto manteve uma queda de 1,39% no ano.

A perspectiva é que volume de negócios para o dia de hoje gire em torno de R$ 21,76 bilhões, pois parte dos investidores já esperava pela decisão.

O Copom (Comitê de Política Monetária) havia sinalizado ontem sobre a proximidade do fim do ciclo de alta de juros no mercado.

Inclusive, o órgão, que decidiu por unanimidade elevar a Selic no dia anterior, indicou que aquela pode ter sido o último aumento da atual sequência.

Essas alterações indicam que a expectativa é alcançar o fim do aperto monetário e atrai recursos para a renda variável.

Ibovespa às 16h30

 

Qual a justificativa para essa alteração no mercado?

O cenário atual de instabilidade na economia indica que a atenção do mercado permanece fixa na trajetória de alta dos juros diante da inflação. Esse foco reforça os tremores de uma possível recessão global e justifica as alterações do mercado na atualidade.

A decisão tomada pelo Copom na elevação da taxa de Selic de 13,25% a 13,75% marcou o 12º aumento consecutivo nas taxas de juros. A conclusão é que esse índice alcançou a maior posição nos últimos 6 anos, haja vista que atingiu esse patamar pela última vez em novembro de 2016, quando marcou 14%.

De acordo com analistas do mercado, a Selic deve permanecer em 13,75% até maio de 2023. Além disso, presumem que a taxa reduza para 10,5% ao ano no final do ano que vem.

A FGV apresentou o Indicador Antecedente de Emprego do Brasil na agenda do dia, indicando ligeira queda enfrentada em julho, interrompendo três meses consecutivos de alta.

Enquanto isso, também nesta quinta-feira (4), no Reino Unido, o Banco Central britânico anunciou o maior aumento da taxa de juros alcançado em 27 anos. Com uma elevação de 0,5% na taxa, para 1,75% – seu patamar desde o final do ano de 2008.

Situação dos ativos com alta do Ibovespa

Quando o Ibovespa registrou aumento de 2,04%, às 16h30 de hoje, marcando 106.024 pontos, 0s papéis com maior ganho eram os de ativos locais.

Nessa situação, a expectativa era de que os juros mais baixos favorecessem ao consumo doméstico, por isso as ações com melhor desempenho eram Méliuz ON (+15,93), MRV ON (+14,83%), Magazine Luiza ON (+13,65%), Gol PN (+13,89%) e Qualicorp ON (+14,8%).

Por outro lado, entre as ações com maiores baixas, três companhias do segmento de proteína animal marcavam presença: BRF ON (-1,82%), Minerva ON (-1,32%) e JBS ON (-1,07%).

Como investir no Ibovespa?

O ibovespa marca alta e surge uma ótima oportunidade para lucrar. Embora este seja um índice econômico, e não uma empresa de ativos, ele pode compor sua carteira de investimentos.

Para investir n0 Ibovespa é necessário ter uma corretora ou banco com corretagem. Para isso, é necessário abrir uma conta em corretora que ofereça serviço de compra e venda de ativos.

As principais opções que estão em destaque no mercado atualmente são XP INvestimentos, Banco Inter, Nu Invest e Clear. Confira suas peculiaridades:

1) XP Investimentos

Essa é a maior corretora de valores do Brasil e é ideal para investidores que possuem potencial de investimento. Ou seja, pessoas com alto capital e renda.

2) Banco Inter

Banco totalmente digital reconhecido por oferecer interface otimizada para a carteira de investimentos. A instituição possui a opção de vincular os investimentos à conta-corrente, por meio da PAI (Plataforma Aberta de Investimentos).

3) NuInvest

O NuInvest é fruto de uma parceria do Nubank com a Easynvest e tem destaque por oferecer espaço a consumidores com pouco capital disponível ou sem experiência na área de investimentos.

4) Clear

Corretora focada em operações de Day Trade, isto é, operações de compra e venda de ações em um único dia.

As plataformas de investimento fornecem um sistema de Home Broker, que possibilita investir em ações por meio da internet com segurança. Dentro dele é possível  investir na compra de ações do Ibovespa.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.